Levantamento do Smartbrain mostra os investimentos preferidos de novembro. (Foto: Envato)
A eleição de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para o seu terceiro mandato como presidente gerou uma onda de incertezas no mercado ao longo de novembro. O Ibovespa caiu mais de 3% no acumulado do período, como contamos nessa reportagem. Nesse contexto, não é de se espantar que o investimento preferido do mês tenha sido a segurança da renda fixa.
É o que mostra o levantamento mensal realizado pela Smartbrain, feito com base na plataforma da empresa, que processa diariamente mais de 340 mil extratos de investimentos, somando R$ 250 bilhões em patrimônio analisado.
O levantamento mostra que a parcela dos portfólios alocada na renda fixa foi de 39,8% em novembro – a maior porcentagem do ano até aqui. Desde outubro, esse tipo de investimento passou à frente dos fundos multimercados, que costumavam liderar os levantamentos anteriores da Smartbrain.
Os multimercados agora representam 35,8% dos portfólios, uma queda em relação aos 37,83% de outubro. Ações e fundos de ações também tiveram uma redução no mês, saindo dos 12,2% de participação nas carteiras em outubro para 11,6% em novembro.
No mês, investidores também alocaram em ativos de previdência (6,89%), imobiliários (1,80%) e outros (3,90%).