Levantamento do Smartbrain mostra que multimercados ainda dominam a carteira. (Foto: Envato)
Depois de um mês de agosto bastante positivo para a Bolsa de Valores, em setembro os investidores resolveram aumentar a parcela de seus portfólios de menor risco, como a renda fixa. É o que mostra o levantamento mensal realizado pelo Big Data Smartbrain, feito com base na plataforma da empresa, que processa diariamente mais de 340 mil extratos de investimentos, somando R$250 bilhões de patrimônio analisados.
O levantamento mostra que, em setembro, a parcela dos portfólios alocada em fundos multimercados foi de 38,42%. Embora esses ativos continuem representando a maior fatia da carteira dos investidores, neste mês, recuou ao menor patamar desde o início do terceiro semestre. A parcela alocada nesses ativos era de 39,36% em agosto e 38,78% em julho.
Quem capturou o espaço deixado pelos multimercados foi a renda fixa. Esses ativos representaram 37,47% dos portfólios em setembro, parcela maior do que os 36,66% registrados em agosto. O comportamento do mês vem na contramão do que aconteceu em agosto, quando parte dos portfólios alocado em renda fixa migrou para os fundos multimercados; relembre.
Ações e fundos de ações tiveram uma leve redução, saindo dos 12,31% de participação nos portfólios em agosto para 12,10% em setembro. No mês, investidores também alocaram em ativos de previdência (6,25%), imobiliários (1,61%) e outros (4,14%).
Veja os fundos multimercados preferidos em setembro: