• Logo Estadão
  • Últimas notícias
  • opinião
  • política
  • economia
  • Estadão Verifica
Assine estadão Cavalo
entrar Avatar
Logo Estadão
Assine
  • Últimas notícias
  • opinião
  • política
  • economia
  • Estadão Verifica
Logo E-Investidor
  • Últimas Notícias
  • Direto da Faria Lima
  • Mercado
  • Investimentos
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Análises Ágora
Logo E-Investidor
  • Últimas Notícias
  • Mercado
  • Investimentos
  • Direto da Faria Lima
  • Negócios
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Análises Ágora
  • Newsletter
  • Guias Gratuitos
  • Colunistas
  • Vídeos
  • Áudios
  • Estadão

Publicidade

Investimentos

Selic a 10,75%: como ficam os investimentos em renda fixa?

Segundo analistas, os títulos pós-fixados se tornam mais atrativos

Por Daniel Rocha

05/02/2022 | 5:00 Atualização: 04/02/2022 | 17:59

Com o oitavo aumento consecutivo da taxa Selic, os títulos pós-fixados se tornam mais atrativos nos investimentos em renda fixa, segundo especialistas. Na quarta-feira (2), o Comitê de Política Monetária (Copom) atendeu as expectativas do mercado e decidiu elevar a taxa básica de juros para 10,75% ao ano. Agora, a recomendação dos analistas é priorizar os ativos que acompanham o movimento da curva de juros.

Leia mais:
  • “A renda fixa nunca esteve morta”, diz economista-chefe do Original
  • Fundos de renda fixa representam 39,3% das ofertas do mercado de capitais
  • A renda fixa morreu e outras falsas verdades do mercado financeiro
Newsletter

Não perca as nossas newsletters!

Selecione a(s) news(s) que deseja receber:

Estou de acordo com a Política de Privacidade do Estadão, com a Política de Privacidade da Ágora e com os Termos de Uso.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

O acúmulo do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), principal indicador da inflação no Brasil, já sinalizava a possibilidade de novos reajustes da Selic na primeira reunião do ano. De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), no acumulado dos últimos 12 meses referente ao mês de dezembro, o IPCA correspondeu a 10,06%. Como a Selic é o principal instrumento de política monetária do Banco Central (BC) para controlar a inflação, a expectativa era que a taxa chegasse a dois dígitos já no primeiro trimestre de 2022.

As estimativas estavam certas. Na última quarta-feira, a taxa Selic subiu 1,5 ponto percentual. De acordo com Marília Fontes, sócia-fundadora da Nord Research e especialista em renda fixa, para os títulos indexados à inflação e os pré-fixados, não há alterações. É diferente com os títulos pós-fixados que, com a mudança, passam a pagar rendimentos com taxas maiores. “Os títulos, como um tesouro Selic que é atrelado à Selic ou um pós-fixado atrelado ao CDI, vão passar a render mais com nova taxa. Essa será a grande diferença”, destaca Fontes.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

A atratividade desses títulos deve se manter ao longo de 2022. Segundo a sócia-fundadora da Nord Research, devido às incertezas causadas pelo período eleitoral e também pelo ajuste monetário do Federal Reserve System (FED), autoridade monetária dos Estados Unidos, ainda há espaço para novos aumentos da Selic. “Enquanto perdurar esses riscos, os pós-fixados devem continuar a ser a melhor opção”, diz Fontes.

Apesar dos olhares estarem voltados para os pós-fixados, Jaqueline Benevides, analista de renda fixa do TC, afirma que há oportunidades com bons rendimentos em títulos pré-fixados no mercado. Ela destaca que há papéis com taxas de até 13%, percentual acima da previsão da Selic pelo boletim Focus para o fim de 2022 (11,75%). “Essas alocações são interessantes porque, quando a Selic começar a cair, você vai estar muito bem posicionado”, ressalta.

A previsão, segundo as projeções do Boletim Focus, é que a taxa básica de juros comece a cair a partir de 2023 e encerre o ano a 8%. Já para 2024 e 2025, a expectativa é que permaneça na casa dos 7%. Embora as perspectivas sejam de quedas, Benevides não recomenda aos investidores a compra de títulos com prazos longos.

“É interessante aproveitar, mas não prenda o seu dinheiro em um longo período porque não temos como prever o que vai acontecer. Estamos em um ano eleitoral e não sabemos quem será o próximo presidente, por exemplo”, afirma a analista do TC.

Publicidade

Já Alexandre Marques, especialistas de investimentos da Ágora, acredita ser interessante alocar uma parte dos seus recursos em títulos atrelados à inflação mais uma taxa pré-fixada. Segundo ele, o tipo de investimento protege o seu dinheiro da inflação. “Você consegue ter um ganho real na operação. Há taxas no mercado atrativas para esse tipo de papel”, ressalta Marques.

Além disso, mesmo com o aumento da taxa Selic, há possibilidade de crescimento da inflação devido às incertezas no cenário macroeconômico. “Não sabemos se o aumento da Selic terá um efeito a curto prazo para conter a alta da inflação por causa do cenário (de incertezas) político e econômico do País”, acrescenta o especialista da Ágora.

Atenção na hora de investir

A decisão na hora de investir não deve estar fundamentada apenas nos rendimentos dos títulos em um determinado momento. Segundo Mauro Morelli, estrategista-chefe da Davos Investimentos, é preciso que as alocações dos recursos estejam alinhadas ao perfil e aos objetivos do investidor. O mais importante, portanto, é entender se a mudança pode ter impactos significativos para as suas metas financeiras.

“Uma carteira de investimento em renda fixa tem que estar atrelada ao perfil do cliente e ao objetivo da carteira, como a compra de uma casa ou se aposentar. Então, um movimento de curto prazo como esse não deveria impactar de forma significativa para os investimentos do cliente”, afirma Morelli.

Além disso, Simone Albertoni, especialista de investimentos da Ágora, afirma que é interessante a diversificação dos recursos em vários tipos de investimentos em renda fixa. Devido à volatilidade do mercado, o investidor precisa estar preparado para todos os cenários possíveis. “Não existe essa visão de que um único investimento está bom agora, por exemplo. O investidor tem que pensar que o mercado muda muito rápido e, às vezes, somos surpreendidos”, diz Albertoni.

Publicidade

Encontrou algum erro? Entre em contato

Compartilhe:
  • Link copiado
Tudo Sobre
  • Ágora Investimentos | E-Investidor
  • Conteúdo E-Investidor
  • Investimentos
  • Renda fixa
  • Taxa Selic
  • Títulos pós-fixados
Cotações
28/04/2026 21h42 (delay 15min)
Câmbio
28/04/2026 21h42 (delay 15min)

Publicidade

Mais lidas

  • 1

    IPCA acima da meta muda rota da Selic e mercado prevê corte menor pelo Copom

  • 2

    Ibovespa hoje fecha abaixo de 190 mil pontos com tensão EUA-Irã, Focus e Super Quarta no radar; dólar cai

  • 3

    Pedidos e entregas da Embraer (EMBJ3) no 1º trimestre agradam analistas, que enxergam “robustez” da companhia

  • 4

    Ibovespa hoje recua com IPCA-15 e dólar tem leve alta na véspera da Superquarta

  • 5

    Dow Jones hoje fecha em queda em meio ao avanço do petróleo e expectativa pela decisão sobre juros

Publicidade

Webstories

Veja mais
Imagem principal sobre o O salário não caiu 5° dia útil? Veja como resolver o atraso
Logo E-Investidor
O salário não caiu 5° dia útil? Veja como resolver o atraso
Imagem principal sobre o Pé-de-Meia: passo a passo para trocar de investimento pelo Caixa Tem
Logo E-Investidor
Pé-de-Meia: passo a passo para trocar de investimento pelo Caixa Tem
Imagem principal sobre o Idosos conseguem participar de cursos educativos gratuitamente? Entenda como funciona
Logo E-Investidor
Idosos conseguem participar de cursos educativos gratuitamente? Entenda como funciona
Imagem principal sobre o Pé-de-Meia: passo a passo para alunos investirem no Tesouro Selic e fazer o dinheiro render
Logo E-Investidor
Pé-de-Meia: passo a passo para alunos investirem no Tesouro Selic e fazer o dinheiro render
Imagem principal sobre o Pé-de-Meia: 2 meios acessíveis para alunos investirem o dinheiro do incentivo
Logo E-Investidor
Pé-de-Meia: 2 meios acessíveis para alunos investirem o dinheiro do incentivo
Imagem principal sobre o Passaporte EUA: quanto custa a emissão do 1º documento para assistir à Copa do Mundo 2026?
Logo E-Investidor
Passaporte EUA: quanto custa a emissão do 1º documento para assistir à Copa do Mundo 2026?
Imagem principal sobre o Pé-de-Meia: alunos podem movimentar o dinheiro em lotéricas?
Logo E-Investidor
Pé-de-Meia: alunos podem movimentar o dinheiro em lotéricas?
Imagem principal sobre o Starlink mini para viagem: veja quanto tempo dura o período de teste do plano
Logo E-Investidor
Starlink mini para viagem: veja quanto tempo dura o período de teste do plano
Últimas: Investimentos
Balanços de bancos no 1T26 começam com crédito pressionado e foco em inadimplência
Investimentos
Balanços de bancos no 1T26 começam com crédito pressionado e foco em inadimplência

Com juros altos e desaceleração, temporada de resultados de Santander, Itaú, Bradesco, BB e BTG deve testar qualidade do crédito e diferenciar os bancos mais resilientes

28/04/2026 | 14h18 | Por Isabela Ortiz
IPCA acima da meta muda rota da Selic e mercado prevê corte menor pelo Copom
Investimentos
IPCA acima da meta muda rota da Selic e mercado prevê corte menor pelo Copom

Com inflação pressionada e petróleo no radar, expectativa é de redução de 0,25 ponto; juros devem seguir altos por mais tempo

28/04/2026 | 05h30 | Por Isabela Ortiz
Nubank anuncia investimento recorde de R$ 45 bilhões no Brasil em 2026
Investimentos
Nubank anuncia investimento recorde de R$ 45 bilhões no Brasil em 2026

Com foco em inteligência artificial e novos produtos, fintech quase dobra aporte no País em dois anos para consolidar liderança entre instituições privadas

27/04/2026 | 16h16 | Por Altamiro Silva Junior
Robôs dominam mais da metade das negociações na B3; o que isso muda para quem investe?
Investimentos
Robôs dominam mais da metade das negociações na B3; o que isso muda para quem investe?

Algoritmos já respondem por mais de 35% do volume negociado na B3 e por mais da metade dos contratos futuros. Especialistas explicam o que esse domínio significa para os preços, para a volatilidade e para o investidor individual

25/04/2026 | 08h30 | Por Murilo Melo

X

Publicidade

Logo E-Investidor
Newsletters
  • Logo do facebook
  • Logo do instagram
  • Logo do youtube
  • Logo do linkedin
Notícias
  • Últimas Notícias
  • Mercado
  • Investimentos
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Negócios
  • Materias gratuitos
E-Investidor
  • Expediente
  • Fale com a redação
  • Termos de uso
Institucional
  • Estadão
  • Ágora Investimentos
Newsletters Materias gratuitos
Estadão
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Youtube

INSTITUCIONAL

  • Código de ética
  • Politica anticorrupção
  • Curso de jornalismo
  • Demonstrações Contábeis
  • Termo de uso

ATENDIMENTO

  • Correções
  • Portal do assinante
  • Fale conosco
  • Trabalhe conosco
Assine Estadão Newsletters
  • Paladar
  • Jornal do Carro
  • Recomenda
  • Imóveis
  • Mobilidade
  • Estradão
  • BlueStudio
  • Estadão R.I.

Copyright © 1995 - 2026 Grupo Estado

notification icon

Invista em informação

As notícias mais importantes sobre mercado, investimentos e finanças pessoais direto no seu navegador