• Logo Estadão
  • Últimas notícias
  • opinião
  • política
  • economia
  • Estadão Verifica
Assine estadão Cavalo
entrar Avatar
Logo Estadão
Assine
  • Últimas notícias
  • opinião
  • política
  • economia
  • Estadão Verifica
Logo E-Investidor
  • Últimas Notícias
  • Direto da Faria Lima
  • Mercado
  • Investimentos
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Análises Ágora
Logo E-Investidor
  • Últimas Notícias
  • Mercado
  • Investimentos
  • Direto da Faria Lima
  • Negócios
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Análises Ágora
  • Newsletter
  • Guias Gratuitos
  • Colunistas
  • Vídeos
  • Áudios
  • Estadão

Publicidade

Investimentos

Selic a 10,75%: como ficam os investimentos em renda fixa?

Segundo analistas, os títulos pós-fixados se tornam mais atrativos

Por Daniel Rocha

05/02/2022 | 5:00 Atualização: 04/02/2022 | 17:59

Com o oitavo aumento consecutivo da taxa Selic, os títulos pós-fixados se tornam mais atrativos nos investimentos em renda fixa, segundo especialistas. Na quarta-feira (2), o Comitê de Política Monetária (Copom) atendeu as expectativas do mercado e decidiu elevar a taxa básica de juros para 10,75% ao ano. Agora, a recomendação dos analistas é priorizar os ativos que acompanham o movimento da curva de juros.

Leia mais:
  • “A renda fixa nunca esteve morta”, diz economista-chefe do Original
  • Fundos de renda fixa representam 39,3% das ofertas do mercado de capitais
  • A renda fixa morreu e outras falsas verdades do mercado financeiro
Newsletter

Não perca as nossas newsletters!

Selecione a(s) news(s) que deseja receber:

Estou de acordo com a Política de Privacidade do Estadão, com a Política de Privacidade da Ágora e com os Termos de Uso.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

O acúmulo do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), principal indicador da inflação no Brasil, já sinalizava a possibilidade de novos reajustes da Selic na primeira reunião do ano. De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), no acumulado dos últimos 12 meses referente ao mês de dezembro, o IPCA correspondeu a 10,06%. Como a Selic é o principal instrumento de política monetária do Banco Central (BC) para controlar a inflação, a expectativa era que a taxa chegasse a dois dígitos já no primeiro trimestre de 2022.

As estimativas estavam certas. Na última quarta-feira, a taxa Selic subiu 1,5 ponto percentual. De acordo com Marília Fontes, sócia-fundadora da Nord Research e especialista em renda fixa, para os títulos indexados à inflação e os pré-fixados, não há alterações. É diferente com os títulos pós-fixados que, com a mudança, passam a pagar rendimentos com taxas maiores. “Os títulos, como um tesouro Selic que é atrelado à Selic ou um pós-fixado atrelado ao CDI, vão passar a render mais com nova taxa. Essa será a grande diferença”, destaca Fontes.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

A atratividade desses títulos deve se manter ao longo de 2022. Segundo a sócia-fundadora da Nord Research, devido às incertezas causadas pelo período eleitoral e também pelo ajuste monetário do Federal Reserve System (FED), autoridade monetária dos Estados Unidos, ainda há espaço para novos aumentos da Selic. “Enquanto perdurar esses riscos, os pós-fixados devem continuar a ser a melhor opção”, diz Fontes.

Apesar dos olhares estarem voltados para os pós-fixados, Jaqueline Benevides, analista de renda fixa do TC, afirma que há oportunidades com bons rendimentos em títulos pré-fixados no mercado. Ela destaca que há papéis com taxas de até 13%, percentual acima da previsão da Selic pelo boletim Focus para o fim de 2022 (11,75%). “Essas alocações são interessantes porque, quando a Selic começar a cair, você vai estar muito bem posicionado”, ressalta.

A previsão, segundo as projeções do Boletim Focus, é que a taxa básica de juros comece a cair a partir de 2023 e encerre o ano a 8%. Já para 2024 e 2025, a expectativa é que permaneça na casa dos 7%. Embora as perspectivas sejam de quedas, Benevides não recomenda aos investidores a compra de títulos com prazos longos.

“É interessante aproveitar, mas não prenda o seu dinheiro em um longo período porque não temos como prever o que vai acontecer. Estamos em um ano eleitoral e não sabemos quem será o próximo presidente, por exemplo”, afirma a analista do TC.

Publicidade

Já Alexandre Marques, especialistas de investimentos da Ágora, acredita ser interessante alocar uma parte dos seus recursos em títulos atrelados à inflação mais uma taxa pré-fixada. Segundo ele, o tipo de investimento protege o seu dinheiro da inflação. “Você consegue ter um ganho real na operação. Há taxas no mercado atrativas para esse tipo de papel”, ressalta Marques.

Além disso, mesmo com o aumento da taxa Selic, há possibilidade de crescimento da inflação devido às incertezas no cenário macroeconômico. “Não sabemos se o aumento da Selic terá um efeito a curto prazo para conter a alta da inflação por causa do cenário (de incertezas) político e econômico do País”, acrescenta o especialista da Ágora.

Atenção na hora de investir

A decisão na hora de investir não deve estar fundamentada apenas nos rendimentos dos títulos em um determinado momento. Segundo Mauro Morelli, estrategista-chefe da Davos Investimentos, é preciso que as alocações dos recursos estejam alinhadas ao perfil e aos objetivos do investidor. O mais importante, portanto, é entender se a mudança pode ter impactos significativos para as suas metas financeiras.

“Uma carteira de investimento em renda fixa tem que estar atrelada ao perfil do cliente e ao objetivo da carteira, como a compra de uma casa ou se aposentar. Então, um movimento de curto prazo como esse não deveria impactar de forma significativa para os investimentos do cliente”, afirma Morelli.

Além disso, Simone Albertoni, especialista de investimentos da Ágora, afirma que é interessante a diversificação dos recursos em vários tipos de investimentos em renda fixa. Devido à volatilidade do mercado, o investidor precisa estar preparado para todos os cenários possíveis. “Não existe essa visão de que um único investimento está bom agora, por exemplo. O investidor tem que pensar que o mercado muda muito rápido e, às vezes, somos surpreendidos”, diz Albertoni.

Publicidade

Encontrou algum erro? Entre em contato

Compartilhe:
  • Link copiado
Tudo Sobre
  • Ágora Investimentos | E-Investidor
  • Conteúdo E-Investidor
  • Investimentos
  • Renda fixa
  • Taxa Selic
  • Títulos pós-fixados
Cotações
12/04/2026 13h54 (delay 15min)
Câmbio
12/04/2026 13h54 (delay 15min)

Publicidade

Mais lidas

  • 1

    A última janela para doar bens em vida e reduzir impostos sobre herança em São Paulo

  • 2

    Ibovespa hoje renova recorde aos 197 mil pontos e dólar cai a R$ 5 pela primeira vez em dois anos

  • 3

    Gestoras de “special sits” avançam no Brasil e entregam retornos de até 40% ao ano

  • 4

    Imposto de Renda 2026: veja o calendário de restituição, quem recebe primeiro e como ter prioridade

  • 5

    Ibovespa supera máximas impulsionado pelo cenário macro e fluxo estrangeiro: os 200 mil pontos chegam quando?

Publicidade

Webstories

Veja mais
Imagem principal sobre o Imposto de Renda 2026: recebi o FGTS, preciso declarar?
Logo E-Investidor
Imposto de Renda 2026: recebi o FGTS, preciso declarar?
Imagem principal sobre o Saque-aniversário: perdeu o prazo do saque? Entenda o que acontece com o seu dinheiro
Logo E-Investidor
Saque-aniversário: perdeu o prazo do saque? Entenda o que acontece com o seu dinheiro
Imagem principal sobre o Quer migrar do saque-aniversário para o saque rescisão? Atente-se ao prazo de carência
Logo E-Investidor
Quer migrar do saque-aniversário para o saque rescisão? Atente-se ao prazo de carência
Imagem principal sobre o Imposto de Renda 2026: quem tem direito ao cashback do IR?
Logo E-Investidor
Imposto de Renda 2026: quem tem direito ao cashback do IR?
Imagem principal sobre o Idosos com mais de 80 anos recebem a restituição em 2026?
Logo E-Investidor
Idosos com mais de 80 anos recebem a restituição em 2026?
Imagem principal sobre o O que é o Regime Geral da Previdência Social (RGPS)?
Logo E-Investidor
O que é o Regime Geral da Previdência Social (RGPS)?
Imagem principal sobre o 15 doenças que dão direito à aposentadoria
Logo E-Investidor
15 doenças que dão direito à aposentadoria
Imagem principal sobre o Gás do Povo: veja a duração do vale para família com quatro integrantes
Logo E-Investidor
Gás do Povo: veja a duração do vale para família com quatro integrantes
Últimas: Investimentos
ISE da B3: como o índice funciona e o que muda quando uma empresa entra ou sai do índice de sustentabilidade
Investimentos
ISE da B3: como o índice funciona e o que muda quando uma empresa entra ou sai do índice de sustentabilidade

Mais do que uma vitrine ESG, indicador atua como filtro de qualidade e muda a forma como o mercado enxerga risco e governança nas companhias

10/04/2026 | 15h57 | Por Igor Markevich
Brasileiros poderão investir em FII de imóveis nos EUA que tem locatários como Amazon, Microsoft e Meta
Direto da Faria Lima
Brasileiros poderão investir em FII de imóveis nos EUA que tem locatários como Amazon, Microsoft e Meta

Objetivo do fundo imobiliário é ter uma renda estável e recorrente em dólar equivalente a 8% ao ano, distribuída trimestralmente

10/04/2026 | 10h00 | Por Marília Almeida
Gestoras de “special sits” avançam no Brasil e entregam retornos de até 40% ao ano
Investimentos
Gestoras de “special sits” avançam no Brasil e entregam retornos de até 40% ao ano

Em 2015 existiam cinco casas especializadas. Número saltou para 51 em 2025

10/04/2026 | 05h30 | Por Marília Almeida
C6 aumenta exposição à renda fixa prefixada e vê mais espaço para Bolsa brasileira
Investimentos
C6 aumenta exposição à renda fixa prefixada e vê mais espaço para Bolsa brasileira

Banco espera que o mercado passe a prever juros futuros mais baixos e considera uma boa oportunidade de investimento em ativos prefixados brasileiros

09/04/2026 | 14h46 | Por Bruna Camargo

X

Publicidade

Logo E-Investidor
Newsletters
  • Logo do facebook
  • Logo do instagram
  • Logo do youtube
  • Logo do linkedin
Notícias
  • Últimas Notícias
  • Mercado
  • Investimentos
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Negócios
  • Materias gratuitos
E-Investidor
  • Expediente
  • Fale com a redação
  • Termos de uso
Institucional
  • Estadão
  • Ágora Investimentos
Newsletters Materias gratuitos
Estadão
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Youtube

INSTITUCIONAL

  • Código de ética
  • Politica anticorrupção
  • Curso de jornalismo
  • Demonstrações Contábeis
  • Termo de uso

ATENDIMENTO

  • Correções
  • Portal do assinante
  • Fale conosco
  • Trabalhe conosco
Assine Estadão Newsletters
  • Paladar
  • Jornal do Carro
  • Recomenda
  • Imóveis
  • Mobilidade
  • Estradão
  • BlueStudio
  • Estadão R.I.

Copyright © 1995 - 2026 Grupo Estado

notification icon

Invista em informação

As notícias mais importantes sobre mercado, investimentos e finanças pessoais direto no seu navegador