Investimentos

Como a tecnologia vai ajudar as criptomoedas se popularizarem

O mercado de criptoativos tem adotado características dos investimentos convencionais

Como a tecnologia vai ajudar as criptomoedas se popularizarem
O segmento de criptoativos pode ser uma boa saída para quem procura finanças descentralizadas - ou DeFI, na sigla em inglês.(Foto: Envato Elements)
  • Lançamento é o mais recente sinal de como esse mercado não regulamentado e de rápido crescimento está adotando as características dos investimentos convencionais.
  • Ações individuais e derivativos já possuem um número de identificação exclusivo
  • Os identificadores também tornarão mais fácil comparar quais bolsas oferecem os melhores preços para criptoativos específicos.

(Reuters) – Tags para identificar bitcoin, ethereum e outros criptoativos serão lançadas em setembro, no mais recente sinal de como esse mercado não regulamentado e de rápido crescimento está adotando as características dos investimentos convencionais.

A capacidade de monitorar criptomoedas se tornou uma grande preocupação para os reguladores, já que esse mercado, que atingiu uma capitalização recorde de 2 trilhões de dólares em abril, experimentou grande volatilidade e advertências de bancos centrais de que os investidores podem perder tudo.

Ações individuais e derivativos já possuem um número de identificação exclusivo para permitir que os reguladores e participantes do mercado identifiquem, rastreiem e quantifiquem os riscos das negociações.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

Os novos identificadores de tokens digitais ou DTIs serão registrados na DTI Foundation, uma unidade sem fins lucrativos da Etrading Software, uma empresa de fintech que fornece infraestrutura de mercado.

À medida que o setor de criptoativos cresce em tamanho, os reguladores e o mercado precisarão de identificadores para rastreá-lo melhor, disse Sassan Danesh, sócio-gerente da Etrading Software, à Reuters.

Os DTIs criarão uma ponte entre os títulos tradicionais e o novo mundo tokenizado, usando normas da Organização Internacional de Padronização (ISO) global que devem ser finalizadas no final de setembro.

Naquela época, o registro DTI emitirá formalmente identificadores para os 100 ativos de criptomoedas e tokens mais importantes que representam mais de 80% do mercado de criptoativos atual e incluem bitcoin, ethereum, Dogecoin e Ripple, disse Danesh.

Os identificadores também tornarão mais fácil comparar quais bolsas oferecem os melhores preços para criptoativos específicos, acrescentou.

Publicidade

Identificadores baseados em ISO já são usados para relatar negociações de títulos e derivativos para reguladores para detectar abusos de mercado e aumento de riscos, e Danesh espera que DTIs levem a um requisito semelhante para transações com criptoativos.

“Temos certeza de que haverá um mandato regulamentar para relatar ativos digitais e isso é impulsionado apenas pelo tamanho do mercado digital, que agora não pode ser ignorado pelos reguladores”, disse Danesh.

Dado o tempo necessário para que os DTIs sejam incorporados aos mercados, o final de 2023 seria provavelmente a primeira data prática para a introdução de relatórios obrigatórios, acrescentou.

Os sistemas de TI de grandes investidores já fazem referência a identificadores baseados em ISO e adicionar DTIs não significaria uma grande recalibração, tornando mais fácil adicionar ativos digitais.

“As instituições financeiras, quando procuram adicionar ativos digitais ao escopo das classes de ativos que desejam negociar, o diretor de compliance não quer propor políticas inteiramente novas”, disse Danesh.

Publicidade

“É aí que o DTI se encaixa, faz parte da mesma família de padrões ISO.”

Informe seu e-mail

Faça com que esse conteúdo ajude mais investidores. Compartilhe com os seus contatos