Publicidade

Investimentos

Verde Asset: março foi marcado por ‘reprecificação violenta’ nos juros

A gestora se surpreendeu com a maneira como o mercado de ações reagiu, absorvendo bem o aumento nas taxas

Verde Asset: março foi marcado por ‘reprecificação violenta’ nos juros
Luis Stuhlberger, sócio-fundador da Verde Asset e gestor do Fundo Verde (Foto: Divulgação Verde)
  • O fundo Verde, da Verde Asset Management, obteve 4,19% de rentabilidade em março, quatro vezes mais que o rendimento de 0,92% do CDI no mês

O fundo Verde, da Verde Asset Management, obteve 4,19% de rentabilidade em março, quatro vezes mais que o rendimento de 0,92% do CDI no mês. No acumulado do ano, o fundo soma 7,13% de alta.

Em sua carta de gestão mensal, a gestora de Luis Stuhlberger afirma ter tido “ganhos expressivos” com as posições tomadas em juros nos mercados desenvolvidos e pelo portfólio de ações, incluindo opções de petróleo.

O destaque do mês, na visão da Verde, foi a “reprecificação violenta” das taxas de juros pelo mundo, uma confirmação do efeito que as pressões inflacionárias têm nas políticas monetárias nos bancos centrais globais.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

No leste europeu, a guerra entre Ucrânia e Rússia segue uma trajetória similar à de fevereiro, quando a última carta da gestora de Stuhlberger destacou como o risco geopolítico do conflito voltara com força total nas commodities.

Dado o cenário, a Verde se diz surpresa com a maneira como o mercado de ações reagiu, absorvendo bem o aumento nas taxas de desconto. Mas ainda existe cautela quanto à duração desse movimento. “O mercado brasileiro está sendo levado por forças e fluxos macro em grande medida fora de seu controle ou influência. A forte alta dos preços das commodities traz um enorme benefício para nossa balança comercial, e explica em grande medida a boa performance do Real e do Ibovespa”, diz a carta de março.

A previsão da gestora, porém, não é de que os ventos sigam favoráveis ao Ibovespa por muito tempo: a aproximação do período eleitoral tende a aumentar o ruído político e a volatilidade no mercado interno. “A (relativa) calmaria do noticiário local deve ser apenas temporária, à medida que a fase aguda do ciclo eleitoral se avizinha, e a disputa dá sinais que será mais competitiva do que o consenso imaginava até pouco tempo atrás”, pontua a Verde.

Ainda assim, a gestora mantém suas posições na bolsa brasileira: “O fundo mantém suas posições tomadas em juro nos EUA e em menor medida na Europa. Também estamos comprados em inflação implícita no Brasil, e em petróleo via opções. As alocações de bolsa estão concentradas em ações brasileiras”, finaliza.

Web Stories

Ver tudo
<
>

Informe seu e-mail

Faça com que esse conteúdo ajude mais investidores. Compartilhe com os seus contatos