Investimentos

Verde Asset: risco geopolítico nas commodities voltou com força total

Gestora avalia que complexidade do cenário global mantém cautela para alocações de bolsa

Verde Asset: risco geopolítico nas commodities voltou com força total
Luis Stuhlberger, sócio-fundador da Verde Asset e gestor do Fundo Verde (Foto: Divulgação Verde)
  • Em sua carta de gestão de fevereiro, o fundo analisou o “tema dominante do mercado”: os impactos da guerra entre Rússia e Ucrânia, duas semanas após a eclosão do conflito. Na visão da asset, a estratégia russa falhou, o que deve estender o conflito por mais tempo e maiores perdas econômicas e humanas
  • O fundo Verde rentabilizou 1,32% em fevereiro – quase o dobro do CDI, que subiu 0,75% no mesmo período. Com o resultado, acumula ganhos de 2,82% em 2022

A Verde Asset Management, gestora de multimercados de Luis Stuhlberger, teve um fevereiro de ganhos com as posições tomadas em juros nos mercados desenvolvidos, com inflação implícita no Brasil, e com hedges de bolsa no exterior.

O fundo Verde rentabilizou 1,32% no mês de fevereiro – quase o dobro do CDI, que subiu 0,75% no mesmo período. Com o resultado, acumula ganhos de 2,82% em 2022. As perdas do mês vieram da exposição em ações brasileiras, informa a gestora.

Em sua carta de gestão de fevereiro, o fundo analisou o “tema dominante do mercado”: os impactos da guerra entre Rússia e Ucrânia, duas semanas após a eclosão do conflito. Na visão da Verde, a estratégia russa falhou, o que deve estender o conflito por mais tempo e maiores perdas econômicas e humanas.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

De um lado, uma resistência maior do exército ucraniano. Do outro, as sanções do ocidente impostas à Rússia, com a Europa reduzindo sua dependência por gás natural vindo de Moscou e a economia russa sendo excluída do capitalismo global. “O campo da diplomacia pode oferecer alternativas, mas por ora não é fácil vislumbrar uma saída clara para Putin, que está absorvendo todos os custos da guerra, sem alcançar nenhum dos objetivos estratégicos almejados”, diz a carta da Verde.

Para a gestora, o conflito traz de volta o risco geopolítico para os preços das commodities, impacto que deve durar bastante tempo. “Seja pelos impactos micro diretos na região, especialmente em relação a fertilizantes e produção de trigo; seja pelo impacto das sanções, com o petróleo russo virtualmente inegociável no mercado global, ou riscos para produção de metais como paládio ou níquel”.

No longo prazo, a solução para preços altos são destruição de demanda e incentivo para novas tecnologias, mas no curto e médio prazo o custo deve se manter alto e com assimetrias também altas, pontua o fundo. Com o equilíbrio macroeconômico mais desafiador, a inflação – que já vinha em alta pelo mundo – deve piorar, com bancos centrais tentando conciliar as condições financeiras e “equilíbrios estagflacionários”.

“A complexidade do cenário global nos mantém mais cautelosos por ora com as alocações de bolsa, especialmente global. O fundo carrega ainda posições tomadas em juro nos EUA e em menor medida na Europa. Também estamos comprados em inflação implícita no Brasil”, finaliza.

Informe seu e-mail

Faça com que esse conteúdo ajude mais investidores. Compartilhe com os seus contatos