Publicidade

Mercado

A visão do mercado sobre Campos Neto no Roda Viva e o reflexo na Bolsa

Tom apaziguador utilizado pelo presidente do Banco Central deve ser bem recebido pela Bolsa nesta terça-feira

A visão do mercado sobre Campos Neto no Roda Viva e o reflexo na Bolsa
Roberto Campos Neto, presidente do Banco Central desde 2019. (Dida Sampaio/Estadão Conteúdo)
  • O presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, participou do programa Roda Viva (TV Cultura) na noite da última segunda-feira (13)
  • A entrevista era bastante aguardada pelo mercado, já que há pelo menos duas semanas a gestão dele à frente da autoridade monetária vem sendo criticada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT)
  • De acordo com especialistas ouvidos pelo E-Investidor, o tom apaziguador adotado por Campos Neto foi lido como positivo e deve trazer algum “frescor” para o pregão de hoje

O presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, participou do programa Roda Viva (TV Cultura) na noite da última segunda-feira (13). A entrevista era bastante aguardada pelo mercado, já que há pelo menos duas semanas a gestão dele à frente da autoridade monetária vem sendo criticada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

Lula já classificou a independência do BC como “bobagem”, chamou a taxa Selic de 13,75% de “vergonha” e sinalizou o desejo de elevar as metas de inflação. Em resumo, o atual chefe do Executivo culpa a autarquia pelos juros altos e acusa Campos Neto de atuar politicamente – mesmo que o ciclo de aperto monetário (subida da taxa Selic) tenha se iniciado na gestão de Jair Bolsonaro (PL).

É neste contexto em que acontece a sabatina. De acordo com especialistas ouvidos pelo E-Investidor, o tom apaziguador adotado por Campos Neto foi lido como positivo e deve trazer algum “frescor” para o pregão de hoje. Ele explicou a atuação da autoridade monetária, se posicionou contra a mudanças nas metas de inflação e ainda disse que esperava conseguir se aproximar do governo.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

“As falas da entrevista foram bem diplomáticas, quase que um acordo de paz”, afirma Idean Alves, sócio e chefe da mesa de operações da Ação Brasil. “O que não impede que o governo volte a ‘bater’ no BC.”

Antonio van Moorsel, estrategista-chefe e sócio da Acqua Vero ressalta que Campos Neto ministrou uma “aula gratuita” no Roda Viva. Entretanto, o discurso mais técnico pode ter dificultado para que o público leigo entendesse todos os argumentos. “Não esqueçamos que é um economista debatendo economia”, diz.

Leia as opiniões na íntegra:

Acilio Marinello, coordenador do MBA em Digital Banking da Trevisan Escola de Negócios

Logo na abertura, Campos Neto demonstrou um tom bastante apaziguador. Destacou o papel do Banco Central, que é um órgão de Estado, apartidário, que não está a serviço de um governo específico. Disse também que quer estar mais próximo do governo Lula e defendeu a autonomia do BC.

Ele fez questão de se esquivar das perguntas relacionadas a ter ido votar com a camisa do Brasil e se isso sinalizaria alguma ideologia política. Nas respostas, Campos Neto isolou a pessoa física do papel dele como presidente do Banco Central, limitando qualquer desvio da entrevista para essa questão ideológica.

Além disso, explicou tecnicamente qual é a atuação do Banco Central, do presidente e dos diretores. Deu ênfase que as decisões são colegiadas, ou seja, que ele não é o único responsável por tomá-las. Portanto, a independência do BC não cabe apenas ao presidente da autarquia, mas a toda a diretoria.

Publicidade

Comentou também que está se aproximando do ministro da economia, Fernando Haddad, justamente para deixar claro o arcabouço de práticas do Banco Central. Inclusive, vai acontecer esta semana a primeira reunião do Conselho Monetário Nacional (CMN) nesta nova formação, vai ser um evento importante para acompanharmos.

Outro ponto positivo de Campos Neto foi ter ressaltado que é impossível querer bem estar social com inflação descontrolada. Isto é, as ações do Banco Central no combate à inflação (elevando juros) são um instrumento de política social.

O mercado deve receber bem esse posicionamento e agora é aguardar a resposta do governo. O impacto é bastante positivo, deve refletir em uma abertura mais calma do pregão.

Antonio van Moorsel, estrategista-chefe e sócio da Acqua Vero

Campos Neto ministrou uma aula gratuita ontem no programa Roda Viva. De fato, seu discurso mais técnico dificultou o entendimento, por parte do público mais leigo, dos argumentos apresentados para defender o posicionamento do Banco Central, todavia não esqueçamos que é um economista debatendo economia.

Na entrevista, com clima de polarização eleitoral, o presidente do BC fez outro aceno (mais de uma vez) ao governo, indicando que gostaria de aproximar a autarquia e trabalhar em harmonia, reconheceu que o ministro da Fazenda (Fernando Haddad) está bem-intencionado e concorda integralmente com o chefe da pasta sobre a harmonização das políticas monetária e fiscal.

Campos Neto defendeu a condução da política monetária, se posicionou contra a mudança da meta de inflação e se mostrou distante das ideias econômicas heterodoxas do governo Lula. Desempenhando seu papel com maestria, sinalizou que as metas são definidas pelo governo e que a autonomia operacional do Banco Central significa cumpri-las com as ferramentas disponíveis.

Publicidade

Ademais, o presidente da autarquia aproveitou a oportunidade para esclarecer que, embora o juro real no Brasil seja alto, o juro é precificado pelo mercado, considerando a perspectiva de riscos à frente.

O mercado deve digerir positivamente as afirmações de Campos Neto, sobretudo por negar que tenha sinalizado apoio à mudança da meta de inflação, conforme notícias veiculadas na semana passada, indicando que “aumentar a meta para ganhar flexibilidade terá o efeito contrário”. Por outro lado, a despeito do tom conciliador, o assunto está longe de ser enterrado, por duas razões principais: primeiro, surgiu o tema do “aprimoramento da meta”, desconhecido pelo mercado, e segundo, o presidente do BC se mantém de um lado e o governo Lula de outro.

Idean Alves, sócio e chefe da mesa de operações da Ação Brasil

Roberto Campos Neto disse que vai fazer tudo o que estiver ao seu alcance para se aproximar do governo e se possível ajudar, só que a pressa do governo sobre os juros acaba queimando etapas e gerando pressão sobre o Banco Central e ruído de comunicação.

O fiscal “anterior” dava condições para o BC se preocupar só com o controle da inflação, salvo momentos como a PEC (Proposta de Emenda à Constituição) dos Precatórios, ou PEC Kamikaze, que aumentavam os gastos e eram pauta nas atas do Copom (Comitê de Política Monetária). Assim, ele vinha conseguindo o controle até essa mudança de postura para uma política de mais gasto público, o que colocou várias preocupações no radar, em especial o aumento do prêmio de risco e da elevação da expectativa de inflação.

Houve um incômodo no anúncio da reunião e depois na ata, pelo apontamento dos riscos, e por isso o governo “devolveu” com críticas, em especial pelo não reconhecimento do esforço fiscal que o governo vem fazendo para controle dos gastos.

Campos Neto entende que essa “polêmica” já foi superada, até em conversa com o Haddad, que externalizou a insatisfação. O presidente do BC justificou que não tinha como ser tão detalhista em poucos parágrafos. Na prática, o governo vai ficar cobrando até que os juros comecem a cair ou o Banco Central e ele realmente se entendam, o que aparentemente ainda não vai acontecer.

Publicidade

A fala do presidente do BC foi muito na direção do alinhamento de expectativas e da comunicação até para tentar dar previsibilidade nas tomadas de decisão da política monetária por parte do BC e na fiscal por parte do governo. As falas da entrevista foram bem diplomáticas, e quase que um acordo de paz, o qual pode se bem visto pelo mercado, em um caminhar “juntos” das instituições, o que não impede que o governo volte a “bater” no BC, só que por hora podemos ver uma lua de mel, o que pode refletir positivamente no pregão de hoje.

Sidney Lima, analista da Top Gain Research

Logo na abertura o presidente do Banco Central já se posicionou como tem demonstrado de forma mais pacífica, em relação às críticas recebidas do presidente e da ala mais firme do PT. Falas ficaram em destaque como “o Banco Central não gosta de juro alto” e “bem estar social com inflação controlada”, além de ter deixado claro o porque a inflação tem um impacto maior para a classe com poder aquisitivo menor.

Em linha com a característica de pacificador da situação, Campos Neto disse que o BC é uma instituição de Estado e que o Banco Central está sempre aberto a colaborar. Um ponto importante ficou nas entrelinhas sobre o assunto relacionado à possibilidade de alteração da meta de inflação, deixando ele claro que não é tão favorável a essa alteração, porém ele não define isto sozinho

Web Stories

Ver tudo
<
>

Informe seu e-mail

Faça com que esse conteúdo ajude mais investidores. Compartilhe com os seus contatos