O mês de outubro começa trazendo vieses mistos do exterior. A aprovação da proposta que estende por 45 dias o financiamento do governo Joe Biden pelo Congresso americano evita o chamado shutdown, aliviando os investidores. No entanto, a nova alta dos Treasuries pesa no desempenho dos ativos, pois reflete as expectativas de juros em patamares restritivos por mais tempo.
Leia também
Nesse ambiente, os índices futuros de Nova York rondam a estabilidade, mas pendendo para o lado positivo, enquanto a maioria das bolsas da Europa está no vermelho nesta segunda-feira (02). O mercado chinês segue fechado por conta de feriado.
O dólar avança ante outras moedas fortes, depois de acumular perdas nas duas sessões anteriores, enquanto os contratos futuros do petróleo operam em alta, após acumularem fortes perdas em meio a uma correção técnica nas duas sessões anteriores, e os preços futuros do minério de ferro registraram ganhos de 1,09% na madrugada em Cingapura, cotados a US$ 118,45 por tonelada..
Publicidade
Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos
O último trimestre do ano começa sem um grande catalizador para os ativos locais. Como tem sido a tônica recente, os investidores vão focar nas falas do presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, e do ministro da Fazenda, Fernando Haddad, sobre a questão fiscal, além dos indicadores locais previstos para os próximos dias.
Agenda econômica
Brasil: O Índice de Preços ao Consumidor -Semanal (IPC-S) em setembro foi publicado logo cedo (8h), com inflação de 0,27%,, indo de 4,16% para 4,17% em 12 meses. O Boletim Focus também foi publicado, com um aumento da expectativa de inflação de 2024 de 3,86% para 3,87%.
Ainda hoje, os dados do Novo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) de agosto serão conhecidos (14h30), comentados posteriormente pelo Ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho (15h). Entre os eventos, o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, profere palestra em café da manhã promovido pela Associação Brasileira de Câmbio (Abracam), em São Paulo (10h).
Nos próximos dias também estão previstos o Índice de Preços ao Consumidor calculado pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (IPC-Fipe), amanhã, o resultado da produção industrial em agosto, na quinta-feira, e o Índice Geral de Preços – Disponibilidade Interna (IGP-DI) de setembro, na sexta-feira.
EUA: O relatório de empregos payroll de setembro será publicado na sexta-feira e é o grande destaque da semana. Hoje, são esperadas duas leituras do índice gerente de compras (PMIs) industrial em setembro, da S&P Global (10h45) e do ISM (11h). Entre os dirigentes do Federal Reserve (Fed, o banco central american0) que se pronunciarão hoje estão Jerome Powell (12h), Michael Barr (14h), John Williams (14h30) e Loretta Mester (20h30).
Publicidade
Europa: O PMI industrial alemão subiu de 39,1 em agosto para 39,6 em setembro, ficando abaixo da estimativa preliminar e da previsão de 39,8 em ambos casos, enquanto isso, o PMI industrial da zona do euro caiu de 43,5 em agosto para 43,4 em setembro, confirmando a estimativa preliminar e a expectativa de mercado. Já o PMI do Reino Unido avançou a 44,3 em setembro, acima da prévia.
Confira todos os vídeos e podcasts diários produzidos pela Ágora Investimentos.
Publicidade