Mercado

Abertura de Mercado: juros americanos, feriado na China, dados econômicos do IPC-S e Boletim Focus pautam esta segunda-feira

A semana terá a divulgação de diversos dados econômicos e termina com os números do payroll

Painel na Bolsa de Valores de São Paulo, a B3. Foto: Gabriela Biló/Estadão

O mês de outubro começa trazendo vieses mistos do exterior. A aprovação da proposta que estende por 45 dias o financiamento do governo Joe Biden pelo Congresso americano evita o chamado shutdown, aliviando os investidores. No entanto, a nova alta dos Treasuries pesa no desempenho dos ativos, pois reflete as expectativas de juros em patamares restritivos por mais tempo.

Nesse ambiente, os índices futuros de Nova York rondam a estabilidade, mas pendendo para o lado positivo, enquanto a maioria das bolsas da Europa está no vermelho nesta segunda-feira (02). O mercado chinês segue fechado por conta de feriado.

O dólar avança ante outras moedas fortes, depois de acumular perdas nas duas sessões anteriores, enquanto os contratos futuros do petróleo operam em alta, após acumularem fortes perdas em meio a uma correção técnica nas duas sessões anteriores, e os preços futuros do minério de ferro registraram ganhos de 1,09% na madrugada em Cingapura, cotados a US$ 118,45 por tonelada..

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

O último trimestre do ano começa sem um grande catalizador para os ativos locais. Como tem sido a tônica recente, os investidores vão focar nas falas do presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, e do ministro da Fazenda, Fernando Haddad, sobre a questão fiscal, além dos indicadores locais previstos para os próximos dias.

Agenda econômica

Brasil: O Índice de Preços ao Consumidor -Semanal (IPC-S) em setembro foi publicado logo cedo (8h), com inflação de 0,27%,, indo de 4,16% para 4,17% em 12 meses. O Boletim Focus também foi publicado, com um aumento da expectativa de inflação de 2024 de 3,86% para 3,87%.

Ainda hoje, os dados do Novo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) de agosto serão conhecidos (14h30), comentados posteriormente pelo Ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho (15h). Entre os eventos, o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, profere palestra em café da manhã promovido pela Associação Brasileira de Câmbio (Abracam), em São Paulo (10h).

Nos próximos dias também estão previstos o Índice de Preços ao Consumidor calculado pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (IPC-Fipe), amanhã, o resultado da produção industrial em agosto, na quinta-feira, e o Índice Geral de Preços – Disponibilidade Interna (IGP-DI) de setembro, na sexta-feira.

EUA: O relatório de empregos payroll de setembro será publicado na sexta-feira e é o grande destaque da semana. Hoje, são esperadas duas leituras do índice gerente de compras (PMIs) industrial em setembro, da S&P Global (10h45) e do ISM (11h). Entre os dirigentes do Federal Reserve (Fed, o banco central american0) que se pronunciarão hoje estão Jerome Powell (12h), Michael Barr (14h), John Williams (14h30) e Loretta Mester (20h30).

Europa: O PMI industrial alemão subiu de 39,1 em agosto para 39,6 em setembro, ficando abaixo da estimativa preliminar e da previsão de 39,8 em ambos casos, enquanto isso, o PMI industrial da zona do euro caiu de 43,5 em agosto para 43,4 em setembro, confirmando a estimativa preliminar e a expectativa de mercado. Já o PMI do Reino Unido avançou a 44,3 em setembro, acima da prévia.

Confira todos os vídeos e podcasts diários produzidos pela Ágora Investimentos.