O que este conteúdo fez por você?
- Esta segunda-feira (4) é o Dia do Trabalho nos Estados Unidos, fazendo com que os mercados à vista fiquem fechados, reduzindo a liquidez global
- As bolsas europeias operam levemente positivas e os índices futuros subindo um pouco em Nova York
- O fôlego dos ativos locais deve ser restrito, já que a agenda de indicadores também é fraca. As atenções dos investidores estarão voltadas hoje para o Congresso
A primeira semana completa de setembro começa com sinais positivos vindos do exterior, dando sequência ao movimento que foi observado na última sexta-feira (1). No entanto, esta segunda-feira (4) é o Dia do Trabalho nos Estados Unidos, fazendo com que os mercados à vista fiquem fechados, reduzindo a liquidez global.
Leia também
Pierre Wunsch, integrante do conselho do Banco Central Europeu (BCE), afirmou que talvez a instituição tenha que “fazer um pouco mais” no aperto monetário, deixando em aberto a necessidade de mais juros nas próximas reuniões. Na China, a incorporadora Country Garden realizou um pagamento de cupom de um bônus, reduzindo as preocupações com o mercado imobiliário do país no curto prazo.
As bolsas europeias operam levemente positivas e os índices futuros subindo um pouco em Nova York. Para além dos mercados acionários, o dólar cai ante outras moedas fortes, enquanto os contratos futuros de petróleo operam em leve alta e os preços futuros do minério de ferro ficaram praticamente estáveis (+0,06%) na madrugada em Dalian, cotados a US$ 118,21 por tonelada.
Publicidade
Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos
O fôlego dos ativos locais deve ser restrito, já que a agenda de indicadores também é fraca. As atenções dos investidores estarão voltadas hoje para o Congresso. O presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), determinou que os deputados federais estejam em Brasília hoje para que a casa consiga votar o Desenrola Brasil e a taxação das apostas esportivas.
Agenda econômica
Brasil: A semana começa com o tradicional relatório Focus (8h25). Amanhã serão conhecidos os dados da produção industrial em julho e o índice gerentes de compras (PMI) do setor de serviços. Na quarta-feira saem o Índice Geral de Preços/Disponibilidade Interna (IGP-DI) de agosto e produção e venda veículos da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea).
EUA: Na quarta-feira serão publicados os PMIs composto e de serviços e o Livro Bege do Federal Reserve (Fed, o banco central americano), enquanto na quinta-feira são esperados discursos de vários dirigentes do Fed.
Europa: Hoje a presidente do BCE, Christine Lagarde, discursa (10h30) e o economista-chefe do autoridade monetária, Phillip Lane, preside um painel (11h00). Amanhã tem o PMI composto da Alemanha, zona do euro e Reino Unido. Na quarta-feira serão divulgadas as vendas no varejo na zona do euro e, na quinta-feira, é esperado o PIB da zona do euro no 2º trimestre.
China: O índice de preços ao consumidor (CPI) será conhecido na madrugada de quinta-feira para sexta-feira
Publicidade
Confira todos os vídeos e podcasts diários produzidos pela Ágora Investimentos.