As bolsas internacionais oscilam sem viés único nesta sexta-feira, embora os mercados na Europa tenham mostrado alguma melhora após o dado de inflação ao consumidor. O CPI da zona do euro desacelerou para alta anual de 9,2% em dezembro e ficou abaixo das expectativas de 9,7%. Além deste, as vendas no varejo e o sentimento econômico da zona do euro mostraram números melhores que a previsão, mas foram contrabalanceados pelos números de encomendas à indústria mais fracos na Alemanha.
Leia também
Ainda no exterior, investidores aguardam a leitura do payroll nos Estados Unidos, com os dados do mercado de trabalho do país, sendo este o destaque da agenda econômica mais aguardado na semana. Vale lembrar que os dados de empregos no setor privado divulgados ontem mostraram números fortes, reforçando a preocupação com a inflação do país. No cenário local, discursos mais moderados reduziram a percepção de risco ontem e, para hoje, investidores aguardam o desfecho da primeira reunião ministerial do governo.
Por enquanto, os ADRs da Petrobras e da Vale negociados em Nova York sobem no mercado futuro, o que pode indicar um comportamento ainda positivo para o Ibovespa nesta sexta-feira.
Agenda econômica – 05/01
Brasil: O IGP-DI subiu 0,31% em dezembro, ante queda de 0,18% em novembro, abaixo da mediana das estimativas, de 0,4%. Com isso, o IGP-DI acumulou alta de 5,03% em 2022. Entre os eventos, destaque para a reunião ministerial do governo.
Publicidade
Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos
EUA: Destaque para o payroll, relatório oficial do mercado de trabalho do país, às 10h30. Segundo a mediana das estimativas, a economia americana criou 210 mil postos de trabalho em dezembro. Esse dado e as informações sobre salário e taxa de desemprego devem ajudar a calibrar as apostas sobre a dinâmica para a inflação e juros no país. Ainda nos EUA, estão previstos discursos de três dirigentes do FED.
Europa: A inflação ao consumidor (CPI) da zona do euro desacelerou para alta de 9,2% em dezembro na leitura preliminar, abaixo da mediana das estimativas de 9,7%. Ainda no bloco econômico, as vendas no varejo subiram 0,8% em novembro, acima da previsão de 0,5%. Por fim, o índice de sentimento econômico avançou a 95,8 em dezembro e superou as expectativas.