Publicidade

Mercado

Especialistas revelam suas expectativas para balanços do 4º tri de 2022

Divulgação deve começar em 1º de fevereiro de 2023, com dados da Cielo, e terminar em 31 de março

Especialistas revelam suas expectativas para balanços do 4º tri de 2022
  • Especialistas entrevistados pelo E-Investidor apontaram suas expectativas para os resultados e como o investidor pode se preparar até o período de divulgação
  • A data é importante porque dependendo dos resultados apresentados pelas empresas, há uma tendência dos acionistas comprarem ou venderem determinadas ações.

Os investidores tanto profissionais quanto de varejo ficam atentos a cada final de trimestre, pois, logo em seguida, começa a temporada de balanços das companhias de capital aberto. A data se torna importante porque há uma tendência de negociação de ações dependendo dos resultados apresentados pelas empresas.

A temporada de balanços do quarto trimestre de 2022 está prevista para começar em 1º de fevereiro, com os dados da Cielo (CIEL3). A demora de quase um mês, se considerado o fim do trimestre (outubro a dezembro), ocorre porque junto aos dados relativos ao último quarto do ano também serão anunciado os resultados anuais das empresas.

Especialistas ouvidos pelo E-Investidor apontaram suas expectativas e como o investidor pode se preparar até a data de divulgação. A temporada de resultados termina em 31 de março, que é a data limite estipulada pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM). A B3 informou que amanhã (5) sairá o calendário da divulgação dos balanços de todas as companhias.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

Para Jennie Li, estrategista da ações da XP, e Gustavo Gomes, especialista de renda variável da Acqua Vero Investimentos, os destaques da temporada devem ficar com as companhias exportadoras e as que trabalham com commodities. No primeiro caso, o desempenho está relacionado à valorização do dólar em relação ao real.

Como as empresas operam com moeda estrangeira, quando há uma desvalorização da moeda brasileira o balanço financeiro é favorecido. No período de outubro a dezembro, o dólar subiu 3,59% versus o real.

No segundo caso, as recentes notícias de flexibilização das políticas de restrição na China – além também da valorização do dólar – podem impulsionar as companhias que trabalham com matéria-prima, diz a especialista da XP. Isso porque os preços dos produtos podem subir com a perspectiva de uma reabertura econômica e um aumento de demanda no país asiático.

Na contramão

Do lado negativo, Marco Monteiro, analista da CM Capital, acredita que o setor de varejo pode ocupar o posto de pior setor no quarto trimestre de 2022. “Dado ao fato de que esse mercado já demonstrou [nos últimos meses] uma grande baixa de demanda”, afirmou.

O faturamento da Black Friday brasileira de 2022 caiu 28%, sendo o pior desempenho para o e-commerce na história. Além disso, os juros na casa dos dois dígitos (13,75%), pressionaram o faturamento mensal dos brasileiros, obrigando-os a decidir de forma mais rígida como utilizar o dinheiro: pagar contas ou gastar com itens considerados supérfluos – o que também pressionou o setor para baixo.

Para Monteiro, o mercado de vestuários também deve apresentar números baixos pelos mesmos motivos que as varejistas. Ele afirma que já é possível observar o impacto dessas questões econômicas no desempenho dos papéis da Bolsa. Como os investidores tendem a antecipar o noticiário, as ações já foram afetadas pela baixa nas vendas e pela taxa Selic – veja nesta matéria os piores ativos negociados na B3 em 2022.

Como montar os investimentos?

Até a divulgação do primeiro balanço financeiro, daqui a cerca de um mês, os entrevistados apontaram quais aspectos os acionistas devem ter no radar para montar e desmontar posições. A estrategista da XP afirma que a temporada de balanços serve para entender se as empresas estão entregando os resultados esperados e como se preparam para navegar no cenário que está por vir.

Publicidade

Ao longo dos próximos meses, segundo os especialistas, as commodities podem ficar pressionadas tanto pela guerra no Leste Europeu quanto pela possível reabertura econômica chinesa. Além disso, o Banco Central do Brasil, assim como a autoridade monetária de outros países, deve manter os juros altos para tentar controlar a inflação, que também dispara neste momento.

Entenda o que o mercado espera do Ibovespa para este ano.

Antes da temporada de balanços, algumas empresas publicam prévias operacionais e os especialistas das corretoras ou das casas de análises publicam relatórios avaliando os dados. “Então, também é importante ficar atento a esses materiais para saber quais são as expectativas do mercado, pois os preços das ações tendem a subir ou descer dependendo das estimativas”, diz Jennie Li.

O especialista de renda variável da Acqua Vero Investimentos, por sua vez, declara que o investidor não deve alocar muito capital visando aproveitar a temporada, pois o período é marcado por mais volatilidade decorrente da divulgação dos números e o mercado precifica os dados no curto prazo.

Gustavo Gomes também recomenda que o investimento seja direcionado para empresas mais sólidas, como Vale (VALE3), Itaú (ITUB4), Gerdau (GGBR4), PetroRio (PRIO3) e Weg (WEGE3). Segundo Gomes, tais companhias tendem a performar melhor em períodos de instabilidade. “Com o passar dos anos, as empresas sólidas conseguem passar pelas adversidades do mercado, entregando mais confiança para o investidor, o que gera mais segurança e solidez às carteiras dos investidores”, diz.

Publicidade

Web Stories

Ver tudo
<
>

Informe seu e-mail

Faça com que esse conteúdo ajude mais investidores. Compartilhe com os seus contatos