A semana começa com os juros dos Treasuries em leve alta, possivelmente em função de ajustes técnicos, já que a percepção continua a de que os dados americanos mais fracos na sexta-feira (3) reforçaram a ideia de que o Federal Reserve (Fed, o banco central americano) não subirá mais as taxas.
Leia também
A Europa, por sua vez, registrou o menor nível de atividade em 35 meses, sugerindo pouco espaço para uma política monetária mais restritiva também. Nesse ambiente, o que se vê nesta manhã de segunda-feira (06) são índices futuros de Nova York levemente em alta, ao passo que os principais mercados europeus registram pequenas perdas.
O dólar se estabiliza ante moedas fortes, enquanto o petróleo sobe mais de 1%, após Arábia Saudita e Rússia confirmarem que irão manter os atuais cortes voluntários em sua oferta de petróleo até o fim do ano, e os preços futuros do minério de ferro registraram leve perda (0,05%) em Dalian, cotados a US$ 126,68 por tonelada.
Publicidade
Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos
O impulso das principais commodities, somado aos sinais positivos em Nova York, indica uma nova sessão de ganhos por aqui. Contudo, diante de uma agenda mais fraca e das preocupações em torno da meta fiscal, o espaço para um desempenho semelhante ao da última sessão é limitado.
Agenda econômica
Brasil: A ata do Comitê de Política Monetária (Copom), que sai amanhã, é um dos destaques da agenda local na semana, que contará ainda com os dados sobre as vendas no varejo e o resultado do setor público consolidado (ambos na quarta-feira).
Hoje, como é tradicional ao início das semanas, teremos o relatório Focus (8h25), a nota do setor externo (8h30) e o índice gerente de compras (PMI) composto (10h00).
Entre os eventos, o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, participa de um painel do mercado financeiro (9h15) e se reúne com o novo presidente da Caixa, Carlos Vieira (14h00). A presidente da Comissão Mista de Orçamento (CMO) do Congresso, senadora Daniella Ribeiro (PSD-PB), convocou para terça-feira (7) uma reunião para votar o relatório preliminar da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) de 2024.
EUA: Destaques para os discursos do presidente do Fed, Jerome Powell (quarta-feira), e de vários outros dirigentes da instituição. Hoje, por exemplo, a diretora Lisa Cook participa de um evento (12h00).
Publicidade
Europa: A presidente do Banco Central Europeu (BCE), Christine Lagarde, se pronuncia na quinta-feira. Hoje, mais cedo, o PMI composto da zona do euro recuou a 46,5 em outubro, o menor nível em 35 meses e segue abaixo de 50, indicando contração da atividade. Na Alemanha, o PMI de serviços também caiu e está abaixo de 50, mas ficou acima da prévia, enquanto as encomendas à indústria no país subiram 0,2%, contrariando a previsão de queda de 1,5%.
China: Serão publicados dados da balança comercial (terça-feira) e da inflação, com o CPI (quarta-feira).
Confira todos os vídeos e podcasts diários produzidos pela Ágora Investimentos.
Publicidade