O que este conteúdo fez por você?
- Os índices futuros de Nova York avançam, refletindo as expectativas dos investidores de que a inflação na maior economia do mundo abre espaço para uma política mais branda do Federal Reserve
- Marina Silva reiterou que o Ibama avalia os pedidos de exploração de petróleo de forma técnica e disse que o órgão revisará a solicitação da Petrobras para atividade petrolífera na Foz do Amazonas
- O Dollar Index (DXY), que mede as variações do dólar frente outras moedas fortes, registrava leve alta, enquanto os contratos futuros de petróleo exibem sinal negativo
A semana começa com sinais mistos no exterior, com os principais mercados de ações europeus em baixa após novos indicadores econômicos frustrantes na região, enquanto os índices futuros de Nova York avançam, refletindo as expectativas dos investidores de que a inflação na maior economia do mundo abre espaço para uma política mais branda do Federal Reserve (Fed, o banco central americano). A curva de juros precifica manutenção da taxa de juros (84,5% de chance).
Leia também
O Dollar Index (DXY), que mede as variações do dólar frente outras moedas fortes, registrava leve alta, enquanto os contratos futuros de petróleo exibem sinal negativo e os preços futuros do minério de ferro registraram perdas de 0,41% em Dalian, cotados ao equivalente à US$ 123,35 por tonelada.
A despeito da indefinição externa, a semana deve começar com os ativos locais em alta – o EWZ, o maior ETF brasileiro negociado no pré-mercado americano, que tinha leve ganho pela manhã. A Ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, reiterou que o Ibama avalia os pedidos de exploração de petróleo de forma técnica e disse que o órgão revisará a solicitação da Petrobras para atividade petrolífera na Foz do Amazonas.
Agenda econômica
Brasil: A agenda de hoje traz o Índice Geral de Preços – Disponibilidade Interna (IGP-DI) de julho (8h), o Relatório Focus (8h25) e a produção e venda de veículos de julho (10h). Nos próximos dias, destaque amanhã para a ata do Comitê de Política Monetária (Copom). Na quarta-feira são esperadas as vendas no varejo de junho, na quinta-feira a pesquisa Mensal de Serviços de junho e a semana termina com o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) de julho.
Publicidade
Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos
EUA: A diretora do Fed, Michelle Bowman, e presidente do Fed de Atlanta, Raphael Bostic, participam de evento (9h30). Entre os indicadores, saem os dados de crédito ao consumidor de junho (16h). Ao longo da semana, destaque para o Consumer Price Index (CPI) na quinta-feira e o índice de preços ao produtor (PPI) e índice de sentimento do consumidor da Universidade de Michigan, ambos na sexta-feira.
Europa: A produção industrial da Alemanha recuou 1,5% em junho ante maio, contra uma expectativa de queda menor, de 0,4%.