A semana começa com investidores cautelosos mundo afora, com petróleo disparando mais de 3%, depois que Israel declarou guerra ao Hamas, intensificando os bombardeios na Faixa de Gaza.
Leia também
O novo desdobramento geopolítico, somado ao fortíssimo payroll na última sexta-feira (06), aumenta ainda mais a importância dos dados de inflação nos Estados Unidos desta semana e, possivelmente, não contribuirá para um alívio das Treasuries nesta segunda-feira (09). Os mercados europeus e índices os futuros de Nova York caem mais de 0,5%.
O dólar avança frente as principais divisas globais, enquanto na retomada dos negócios em Dalian, na China, os preços futuros do minério de ferro registraram perdas de 2,76%, cotados a US$ 113,39 por tonelada.
Publicidade
Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos
O ambiente externo também sugere um dia ruim para os ativos domésticos, embora o Ibovespa possa sofrer menos do que seus pares internacionais, devido ao peso das petroleiras dentro de sua composição. O EWZ, o maior fundo de índice ligado ao Brasil no exterior, caía menos de 0,20% no pré-mercado americano.
Agenda econômica
Brasil: O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) de setembro é o maior destaque da agenda local, mas apenas na quarta-feira, véspera de feriado.
A semana começa com a divulgação do Boletim Focus (8h25) e o diretor de Política Monetária do Banco Central, Gabriel Galípolo, participa da LiveBC com o tema “Política Monetária”, com transmissão pelo Canal da autoridade monetária no YouTube (14h00). O Ministro da Fazenda, Fernando Haddad, dará uma entrevista coletiva (10h) sobre o lançamento da nova fase do Programa Desenrola.
EUA: São esperados discursos hoje da presidente do Federal Reserve (Fed, o banco central estadunidense) de Dallas, Lorie Logan (10h00) e do vice-presidente de Supervisão do Fed, Michael Barr (10h15). Amanhã também são esperados vários discursos de dirigentes do Fed.
Na quarta-feira serão conhecidos a ata do Fed e o índice de inflação ao produtor (PPI) de setembro. Na quinta-feira, sai o dado de inflação ao consumidor (CPI) referente ao mês passado. Já a sexta-feira marca o início da temporada de resultados do 3 trimestre de 2023, com uma série de balanços, como CitiGroup, JPMorgan e Wells Fargo, além do índice de sentimento do consumidor da Universidade de Michigan.
Publicidade
Europa: Na quinta-feira, será publicada a ata referente à última reunião de política monetária do Banco Central Europeu (BCE) e, na sexta-feira, a produção industrial da zona do euro será conhecida.
China: Na madrugada de quarta-feira, serão conhecidas as leituras da inflação ao produtor (PPI) e consumidor (CPI) referentes a setembro
Confira todos os vídeos e podcasts diários produzidos pela Ágora Investimentos.
Publicidade