Mercado

Abertura de Mercado: Manhã de cautela no exterior com investidores na espera pelo Fed

Veja a agenda econômica do dia no Brasil e no mundo

Abertura de Mercado: Manhã de cautela no exterior com investidores na espera pelo Fed
(Foto: Pixabay)
  • As principais bolsas asiáticas fecharam sem direção única nesta quarta-feira, após dados de inflação na China contrariarem as expectativas.
  • A maioria dos índices futuros das bolsas de NY assim como as bolsas europeias e o dólar operam em queda, com investidores à espera pela decisão de politica monetária do Federal Reserve
  • No Brasil, a uma semana da decisão do Copom, o IPCA de maio, que será divulgado hoje, pode definir o rumo das taxas futuras de juros logo na abertura do mercado

As principais bolsas asiáticas fecharam sem direção única nesta quarta-feira, após dados de inflação na China contrariarem as expectativas.

A inflação ao consumidor teve nova desaceleração em maio, ficando em 2,4% na variação anual, após registrar alta de 3,3% em abril. O resultado ficou abaixo da previsão dos analistas que esperavam alta de 2,6%.

A maioria dos índices futuros das bolsas de NY assim como as bolsas europeias e o dólar operam em queda, com investidores à espera pela decisão de politica monetária do Federal Reserve, que mais tarde anunciará projeções para a economia e juros pela primeira vez este ano. Para esta decisão, o mercado espera manutenção de juros no intervalo de 0-0,25%.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

Os analistas esperam também que o Fed adote uma diretriz mais forte (forward guidance) para os juros e Powell pode esclarecer sobre os planos para as compras de ativos. Também no radar continuam os esforços de reabertura da economia americana após o choque do Coronavirus.

No mercado de commodities, os contratos futuros de petróleo operaram em baixa nesta madrugada, revertendo ganhos da sessão anterior, após o API estimar no fim da tarde de ontem que o volume de petróleo bruto estocado nos EUA teve aumento de 8,4 milhões de barris na última semana.

No Brasil, a uma semana da decisão do Copom, o IPCA de maio, que será divulgado hoje, pode definir o rumo das taxas futuras de juros logo na abertura do mercado.

Antes do feriado de Corpus Christi, que deixará os mercados fechados amanhã, os investidores também monitoram a reabertura gradual da economia em SP. Para o Ibovespa, após uma realização de lucros na sessão de ontem, esperamos uma abertura sem muito ímpeto, acompanhando os pares internacionais.

Agenda econômica do dia

Brasil: O IPCA de maio, que será divulgado às 9h, será o destaque da agenda de hoje. Para este indicador, o mercado espera deflação de 0,46% na variação mensal, após queda de 0,31% em abril. Tesouro faz leilões de LTN, NTN-F e LFT
antecipados em razão do feriado amanhã. Banco Central faz leilão de até 12 mil contratos de swap em rolagem às 11h30.

EUA: Federal Reserve divulga decisão de politica monetária e projeções econômicas, às 15h. Em seguida, o mercado
acompanha entrevista coletiva com o presidente da instituição, Jerome Powell, às 15h30. Ainda hoje, serão divulgados o índice de preços ao consumidor (CPI) de maio às 9h30 e os estoques de petróleo pelo departamento de energia às 11h30.

Publicidade

Informe seu e-mail

Faça com que esse conteúdo ajude mais investidores. Compartilhe com os seus contatos