O que este conteúdo fez por você?
- O IPC-S que registrou variação de 0,0% e o Boletim Focus, que mostrou queda na perspectiva de inflação para o ano de 4,98% para 4,95%
- Novos dados econômicos na China apontam para uma recuperação da segunda maior economia do mundo mais lenta que o previsto
- Serão publicados o índice de preços ao consumidor (CPI) de junho e o Livro Bege do Fed na quarta-feira, o índice de preços ao produtor (PPI) de junho na quinta-feira para os Estados Unidos
A semana deve começar sem maiores direcionadores locais, considerando que a Reforma Tributária aprovada na Câmara dos Deputados só será analisada no Senado em agosto, depois do recesso do Legislativo. Dito isso, o tom externo é que deve determinar os rumos dos negócios nesta segunda-feira (10).
Leia também
Novos dados econômicos na China apontam para uma recuperação da segunda maior economia do mundo mais lenta que o previsto. Alguns investidores adotam uma postura mais cautelosa com essas informações, mas por outro lado geram expectativas de que o governo chinês será mais enfático nos estímulos econômicos.
Os índices futuros de Nova York mostram pouco fôlego e sem direção única, enquanto as principais bolsas da Europa tentam ganhar alguma tração neste início semana. Para além dos mercados acionários, o dólar se recupera parcialmente das fortes perdas de sexta-feira, os contratos futuros do petróleo recuam, refletindo receios sobrea demanda chinesa e os preços do minério de ferro registraram perdas de 3,46%, cotados à US$ 109,98 por tonelada.
Agenda econômica
Brasil: O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) de junho é o destaque local da semana e será conhecido na terça-feira. Também estão programados o volume de serviços em maio, na quarta-feira, além dos dados de varejo restrito e ampliado, na sexta-feira. Como é tradicional ao início de todas as semanas, hoje saiu a primeira prévia do Índice de Preços ao Consumidor – Semanal (IPC-S) de julho, que registrou variação de 0,0% e o Boletim Focus, que mostrou queda na perspectiva de inflação para o ano de 4,98% para 4,95%.
Publicidade
Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos
EUA: Quatro dirigentes do Federal Reserve (Fed, o banco central americano) participam de eventos nesta segunda-feira: Michael Barr (11h), Mary Daly, Loretta Mester e Raphael Bostic (12h). Entre os indicadores, os dados de crédito ao consumidor em maio também estão programados (16h).
Também serão publicados o índice de preços ao consumidor (CPI) de junho e o Livro Bege do Fed na quarta-feira, o índice de preços ao produtor (PPI) de junho na quinta-feira, o Índice de Sentimento do Consumidor preliminar de julho e as expectativas de inflação da Universidade de Michigan, na sexta-feira. A temporada de balanços começa nesta semana com América Móvel, dona da Claro (terça-feira), PepsiCo (quinta-feira), assim como os bancos Citi, JPMorgan e as prestadoras de serviços financeiros BlackRock e Wells Fargo (sexta-feira).
Europa: O presidente do Banco da Inglaterra (BoE), Andrew Bailey, discursa em jantar (16h). A ata da última decisão monetária do Banco Central Europeu é o destaque da semana porém, apenas na quinta-feira.
China: O CPI ficou estável em junho ante igual mês do ano passado, desacelerando após avançar 0,2% no confronto anual de maio, enquanto o PPI teve queda anual de 5,4% em junho, bem maior do que o declínio de 4,6% de maio – a leitura mais fraca desde dezembro de 2015. Em ambos os casos, os indicadores frustraram as expectativas de mercado.
Publicidade