Sem grandes gatilhos, por enquanto, os investidores parecem se antecipar à uma possível nova desaceleração da inflação na maior economia do mundo, o que em tese poderia justificar uma postura mais suave do Federal Reserve (Fed, o banco central norte-americano) em relação ao processo de elevação de juros em vigor – e, neste sentido, o discurso hoje da diretora do Federal Reserve, Michelle Bowman, pode ajudar na calibragem das apostas.
Em outros mercados, os contratos futuros do petróleo caem mais de 1%, aparentemente em um movimento de ajustes após a alta de mais de 8% na semana passada, enquanto os preços futuros do minério de ferro tiveram perdas de 2,21% na madrugada em Dalian, cotados ao equivalente à US$ 123,28 por tonelada. Sem um grande referencial externo e um desempenho mais fraco das commodities, a tendência é de uma manhã mais cautelosa para os ativos domésticos.
Agenda econômica
Brasil: A semana começa com as atenções voltadas para o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, que será entrevistado hoje à noite no programa Roda Viva da TV Cultura (22h00). Também hoje, como é tradicional, foi divulgado o Boletim Focus (8h25). Também haverá a divulgação dos balanços corporativos do quarto trimestre de 2022 do Banco do Brasil e do Carrefour Brasil após o fechamento dos mercados.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) assina o decreto de recriação do Programa Pró-Catador e de revisão do Programa Recicla+ (11h). O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, faz pronunciamento na reunião do diretório nacional do PT (10h).
Amanhã Roberto Campos Neto participa de evento fechado, na quarta-feira tem o Índice Geral de Preços – 10 (IGP-10) de fevereiro e o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, também participa de evento fechado. Na quinta-feira, saem o Índice de Atividade Econômica do Banco Central – Brasil (IBC-Br) de dezembro, além da divulgação do balanço da Vale e a reunião do Conselho Monetário Nacional (CMN).
EUA: A agenda traz hoje discurso da diretora do Fed, Michelle Bowman (10h). Amanhã conheceremos o Índice de Preços ao Consumidor (CPI) de janeiro, a taxa oficial de inflação ao consumidor por lá, seguida de novos discursos de dirigentes do Fed. Na quarta-feira serão conhecidos os dados de vendas no varejo e produção industrial de janeira, enquanto na quinta-feira será o dia da publicação do índice de inflação ao produtor (PPI) assim como os dados sobre construções de moradias iniciadas, além de discursos de vários dirigentes do Fed.
Europa: A agenda conta hoje apenas com a reunião do Eurogrupo. Amanhã será publicado o Produto Interno Bruto (PIB) do quarto trimestre da zona do euro e a taxa desemprego da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE). Na quarta-feira serão conhecidos o CPI do Reino Unido e a balança comercial e produção industrial da zona do euro. Finalmente, na sexta-feira, são esperadas as vendas no varejo do Reino Unido.