Mercado

Abertura de Mercado: dados de inflação nos EUA, na China e a guerra no Oriente Médio pautam as bolsas nesta sexta-feira

A retomada dos negócios após o feriado de Nossa Senhora de Aparecida tem expectativa ruim para o Ibovespa

Imagem mostra dois analistas checando um portfólio; fonte: Pixabay.

A retomada dos negócios no Brasil, após o feriado de quinta-feira (12), deve reajustar para baixo o preço dos ativos em bolsa. Para o Ibovespa, a tendência é de abertura em baixa nesta sexta-feira (13), considerando o fechamento negativo dos mercados de Nova York na véspera, enquanto a alta do petróleo pode impulsionar as ações do setor.

A commodity voltou a acelerar em meio às preocupações com os desdobramentos da Guerra no Oriente Médio, com o barril do petróleo Brent subindo 3,5%, aos US$ 89.

Ontem foi divulgado o índice de preços ao consumidor (CPI) doa EUA, mostrando avanço de 0,4%, um pouco acima da previsão dos economistas, de 0,3%. Já o núcleo do índice teve avanço de 0,3% no mês, dentro do previsto, com variação anual de 4,1%, desacelerando em relação ao mês de setembro (4,3%), mas ainda muito distante da meta do Federal Reserve (Fed, o banco central americano).

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

Em reação, os juros dos Treasuries voltaram a subir, com o título de 10 anos chegando ao patamar de 4,7%. Hoje, as bolsas da Europa operam em queda, apesar da leitura positiva do resultado da produção industrial na zona do euro. As atenções de hoje também estarão voltadas para a temporada de balanços nos EUA, com destaque para os números do JP Morgan e Citigroup.

Agenda econômica

Brasil: A agenda de indicadores está vazia nesta sexta-feira. O Banco Central realiza leilão de contratos de swap cambial.

EUA: A Universidade de Michigan publica o índice do sentimento do Consumidor de outubro, às 11h00. Às 14h00, sai o número de poços de petróleo em operação. Entre os eventos, o presidente do Fed da Philadelphia participa de evento.

Europa: A produção industrial da zona do euro subiu 0,6% em agosto na leitura mensal, ficando um pouco acima da mediana projetada, de 0,5%.

China: O índice de preços ao consumidor (CPI) permaneceu estável em setembro, na comparação anual. Já o índice de preços ao produtor (PPI) recuou 2,5% no mesmo período.

Confira todos os vídeos e podcasts diários produzidos pela Ágora Investimentos.