O que este conteúdo fez por você?
- A agenda de indicadores está vazia, deslocando a atenção para o noticiário político e a expectativa pelo avanço da proposta para o novo arcabouço fiscal
- Na temporada de balanços, investidores avaliam os números da Eletrobras, Direcional, entre outros
As expectativas do mercado seguem nesta terça-feira (14) em torno da apresentação do novo arcabouço fiscal e do maior detalhamento da reforma tributária. Em relação ao regramento fiscal, o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, deve apresentar e discutir a proposta junto ao vice-presidente, Geraldo Alckmin. Neste contexto, e sob um cenário externo com alguma melhora nos mercados, o Ibovespa pode indicar recuperação, embora o os dados de inflação norte-americana e a queda do petróleo (de 1,5%) e do minério de ferro (0,2%) possam limitar o movimento.
Leia também
As Bolsas europeias e norte-americanas ensaiam recuperação hoje, enquanto os retornos dos Treasuries (títulos de renda fixa de dívida pública do governo norte-americano) e o dólar também sobem. Todo esse cenário, no entanto, poderá ser alterado a depender do resultado da inflação ao consumidor norte-americano (CPI), que será divulgado ainda nesta manhã. A mediana projetada é de 0,4% na leitura mensal de fevereiro.
O indicador se tornou ainda mais importante após os investidores migrarem suas apostas em relação ao processo de elevação de juros nos EUA. Agora, a maior parte estima que o BC dos Estados Unidos deve subir os juros em 0,25 ponto porcentual na próxima reunião, mas parte do mercado já prevê manutenção dos juros.
Agenda econômica
Brasil: A agenda de indicadores está vazia, deslocando a atenção para o noticiário político e a expectativa pelo avanço da proposta para o novo arcabouço fiscal. Na temporada de balanços, investidores avaliam os números de Eletrobras (ELET6), Direcional (DIRR3), entre outros balanços relativos ao quarto trimestre de 2022.
Publicidade
Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos
EUA: A inflação ao consumidor (CPI) de fevereiro é o destaque e será conhecida às 9h30. Entre os eventos, a diretora do Federal Reserve (Fed, o banco central norte-americano) Michelle Bowman discursa em evento à noite.
China: Estão programados os números da indústria e do varejo hoje à noite, às 23h00.
Publicidade