O que este conteúdo fez por você?
- O destaque está na apresentação do arcabouço fiscal e na Petrobras (PETR4), que publicou um comunicado, ontem, confirmando que está discutindo internamente alterações em suas políticas de preço para diesel e gasolina
- Os índices futuros de Nova York e as bolsas europeias operando em alta moderada, em reação à informação de que a União Europeia (UE) melhorou as projeções de crescimento para a zona do euro neste e no próximo ano
- As negociações sobre o teto da dívida federal nos Estados Unidos seguem no radar, limitando uma recuperação maior dos mercados hoje.
Os investidores locais começam esta segunda-feira (15) de olho na apresentação do arcabouço fiscal e na Petrobras (PETR4), que publicou um comunicado, ontem, confirmando que está discutindo internamente alterações em suas políticas de preço para diesel e gasolina, o que pode pesar sobre as cotações das ações da estatal neste pregão.
Leia também
Os principais mercados internacionais, por sua vez, começam a semana com um tom otimista. Os índices futuros de Nova York e as bolsas europeias operando em alta moderada, em reação à informação de que a União Europeia (UE) melhorou as projeções de crescimento para a zona do euro neste e no próximo ano –reduzindo, pontualmente, as preocupações relacionadas à recessão do bloco. As negociações sobre o teto da dívida federal nos Estados Unidos seguem no radar, limitando uma recuperação maior dos mercados hoje.
O Dollar Index (DXY), que mede as variações do dólar frente a outras seis divisas relevantes, opera em leve baixa, enquanto os contratos futuros do petróleo operam em leve alta, após acumularem perdas por quatro semanas consecutivas. Mais cedo, os preços futuros do minério de ferro tiveram fortes ganhos de 4,17% em Dalian, cotados ao equivalente a US$ 104,25 por tonelada.
Agenda econômica
Brasil: Destaque apenas para o Boletim Focus (8h25) entre os indicadores. Entre os eventos, o Banco Central dá início hoje a rolagem dos contratos de swap cambial com vencimento em 3 de julho, no montante de US$ 15,5 bilhões (309.430 contratos).
Publicidade
Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos
Com relação aos próximos dias, amanhã será publicada a pesquisa de serviços de abril, na quarta-feira estão previstos os dados de inflação, medidos pelo Índice de Preços ao Consumidor calculado pela Fipe (IPC-Fipe) de maio e o Índice Geral de Preços (IGP-10) de maio, assim como os dados sobre as vendas no varejo de março.
Finalmente, na sexta-feira, será conhecida a prévia do Produto Interno Bruto (PIB) calculada pelo Banco Central, o Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br) de março, assim como o Índice Geral de Preços do Mercado (IGP-M) de maio.
EUA: Entre os indicadores da agenda hoje, destaque apenas para o índice de atividade industrial Empire State (9h30). Entre os eventos, são esperados discursos do presidente do Federal Reserve (Fed, o banco central americano) de Minneapolis, Neel Kashkari (10h15) e da diretora do Fed, Lisa Cook (18h00).
Amanhã as atenções se voltam para os dados de vendas no varejo e produção industrial e, na quarta-feira, para as informações sobre construções de moradias iniciadas. Na quinta-feira são esperadas as vendas de moradias usadas e, na sexta-feira, o presidente do Fed, Jerome Powell, participa de discussão com o ex-presidente do Banco Central americano, Ben Bernanke, na Conferência de Pesquisa Thomas Laubach.
Publicidade
Europa: Segundo as informações oficiais da Eurostat, divulgadas mais cedo, a a produção industrial da zona do euro caiu 4,1% em março ante fevereiro, abaixo da expectativa de recuo de 2%. Para os próximos dias, atenção para o índice ZEW de atividade da Alemanha e o PIB da zona do euro do 1º trimestre, amanhã.
Na quarta-feira será conhecido o índice de preços ao consumidor (CPI) da zona do euro e, na quinta-feira, é esperado um discurso da presidente do Banco Central Europeu, Christine Lagarde.
Publicidade