

As principais bolsas internacionais dão sequência ao movimento negativo da véspera e recuam nesta quinta-feira (15), enquanto os juros dos Treasuries – títulos de renda fixa de dívida pública do governo norte-americano – e o dólar avançam, ainda reagindo às declarações do presidente do Federal Reserve (Fed, o banco central dos Estados Unidos) após alta de 0,5 ponto porcentual nos fed funds na decisão de política monetária da véspera. Segundo Powell, ainda são necessárias mais evidências de que a inflação está a caminho de baixa para que o Fed considere alterar sua
política monetária.
Para esta quinta-feira, os investidores estão na expectativa pelas decisões de juros do Banco Central Europeu (BCE) e do Banco da Inglaterra (BoE), com apostas majoritárias de altas de 0,5 ponto porcentual dos juros – o que acabou se concretizando no caso do banco central inglês. Ainda no exterior, novos dados chineses frustraram as expectativas, com a produção industrial do país subindo 2,2% em novembro, desacelerando após alta de 5% em outubro, pior que a previsão de alta de 3,7%, enquanto as vendas no varejo recuaram 5,9% no mesmo período.
Como resultado, o desempenho das commodities também é afetado, com os contratos futuros do petróleo em baixa, embora mais cedo os preços futuros do minério de ferro tenham fechado em alta de 3,23%, cotados ao equivalente a US$ 119,05 por tonelada.
Publicidade
Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos
No Brasil, o pano de fundo continua sendo o ambiente político-econômico e, neste sentindo, a tramitação da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) da Transição na Câmara segue em destaque, embora não exista clareza se a votação acontecerá entre hoje e amanhã. Por fim, os investidores devem avaliar o Relatório Trimestral de Inflação (RTI) e a entrevista do presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto. Para os mercados locais, como tem sido a tônica recente, a volatilidade deve permanecer alta.
Agenda econômica
Brasil: A agenda reserva logo cedo a leitura do Relatório Trimestral de Inflação (RTI). Também foi divulgado o Índice Geral de Preços – 10 (IGP-10), que subiu 0,36% na leitura de dezembro, acima da previsão de 0,22% e após queda de 0,59% em novembro.
EUA: Estão programados para hoje o índice de atividade industrial de dezembro, além dos pedidos semanais de auxílio desemprego e as vendas no varejo em dezembro, todos às 10h30. Em seguida, às 11h15, sai a produção industrial.
Europa: O Banco da Inglaterra (BoE) anuncia decisão de juros às 9h00. Às 10h15 será a vez do Banco Central da Europa (BCE) anunciar decisão de política monetária, seguida de entrevista coletiva da presidente Christine Lagarde.
Publicidade