O que este conteúdo fez por você?
- O EWZ, principal fundo Exchange Traded Fund (ETF) brasileiro negociado em Nova York, caia mais de 1% no pré-mercado
- Em outros mercados, os contratos futuros do petróleo operam em baixa de mais de 2%, estendendo as perdas das últimas três sessões
No Brasil, o clima ruim no exterior deve se somar à cautela antes do feriado de carnaval, que manterá nossos mercados fechados até terça-feira –retornando na tarde da próxima quarta-feira. Como exemplo disso, o EWZ, principal fundo Exchange Traded Fund (ETF) brasileiro negociado em Nova York, caia mais de 1% no pré-mercado.
Leia também
As falas de membros do Governo em torno das metas de inflação e as constantes críticas aos juros elevados são componentes adicionais, sugerindo um ambiente de menor apetite por risco nesta sexta-feira.
Enquanto no exterior a semana vai chegando ao fim com um clima de maior cautela nos mercados internacionais, refletindo ainda a percepção de que o Federal Reserve (Fed), o Banco Central americano, precisará ser mais duro no ciclo de aperto monetário para combater a alta dos preços.
Publicidade
Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos
Os receios foram reforçados ontem após a inflação ao produtor norte-americano superarem as expectativas e o presidente do Fed em St. Louis, James Bullard, afirmar que não descarta a possibilidade de um novo aumento de 0,50 ponto percentual na reunião de março. Neste ambiente, as principais bolsas da Europa recuam, enquanto os índices futuros de Nova York sugerem a mesma direção para os mercados por lá hoje.
Em outros mercados, os contratos futuros do petróleo operam em baixa de mais de 2%, estendendo as perdas das últimas três sessões, enquanto os preços futuros do minério de ferro voltaram a subir em Dalian, dessa vez 2,01%, cotados ao equivalente à US$ 129,24 por tonelada.
Agenda econômica
Brasil: Destaque apenas para a segunda prévia do Índice Geral de Preços do Mercado (IGPM) de fevereiro, que saiu logo cedo (8h00), mostrando leve alta de 0,04%, ante 0,35% na leitura de janeiro.
EUA: Os investidores devem acompanhar novos discursos de dois dirigentes do Federal Reserve: Thomas Barkin, de Richmond (10h30) e da diretora Michelle Bowman (11h45).
Publicidade