Mercado

Abertura de Mercado: Ibovespa deve se beneficiar do tom positivo no exterior

Abertura de Mercado: Ibovespa deve se beneficiar do tom positivo no exterior

A inflação ao consumidor (CPI) dentro do previsto na zona do euro, mas atingido a máxima histórica em julho, reforça, ao menos por enquanto, a percepção de que o Banco Central Europeu (BCE) deve continuar elevando sua taxa de juros, porém sem acelerar a magnitude do aperto monetário durante os próximos encontros do colegiado. Diante desse resultado, as principais bolsas da Europa operam em alta na manhã desta quinta-feira (18).

Os índices futuros de Nova York, embora mistos, sugerem um novo dia de ganhos por lá, apesar das notícias de que os Estados Unidos e Taiwan iniciarão negociações formais para uma parceria bilateral de comércio e investimento, incluindo comércio digital, agricultura e facilitação do comércio. Tal movimento deve aumentar as tensões geopolíticas entre a China e a maior economia do mundo no curto prazo.

Em outros mercados, os contratos futuros do petróleo seguem a trajetória de alta de ontem, quando foram impulsionados por uma queda inesperada nos estoques norte-americanos da commodity, enquanto o DXY, que mede o desempenho do dólar frente a uma cesta de outras moedas, opera em alta moderada.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

No Brasil, o tom mais positivo no exterior deve continuar ajudando os ativos domésticos, especialmente a Bolsa, enquanto comentários sobre a política monetária daqui para frente, tanto no Brasil quanto em outras partes do globo, podem trazer alguma volatilidade adicional aos negócios – especialmente nos juros futuros.

Na frente fiscal, a possibilidade de que o Orçamento de 2023 contemple a manutenção da zeragem dos impostos federais sobre gasolina, diesel, álcool e gás de cozinha, além do reajuste salarial aos servidores públicos federais ficam no radar, enquanto os leilões para a concessão de alguns aeroportos pelos próximos 30 anos, com destaque para o de Congonhas na Capital Paulista, podem servir como um contraponto.

Agenda econômica (18/08)

Brasil: O presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto (10h30), e o ministro da Economia, Paulo Guedes (16h), proferem palestras à investidores. O Tesouro faz leilão de títulos públicos prefixados (11h00) e está prevista a sétima rodada de concessão de aeroportos, na B3.

EUA: Saem os pedidos de auxílio desemprego (9h30) e as vendas de moradias usadas (11h00), ambos referentes a julho, além de discursos dos dirigentes do Federal Reserve (Fed, o banco central norte-americano) de Kansas City, Esther George (14h20), e Minneapolis, Neel Kashkari (14h45).

Europa: A taxa anual de inflação ao consumidor (CPI) da zona do euro atingiu nova máxima histórica de 8,9% em julho, ao acelerar de 8,6% em junho, segundo dados da Eurostat, em linha com a expectativa dos analistas. Em relação a junho, o CPI do bloco avançou 0,1% em julho, também em linha com o consenso do mercado. Ainda hoje, na Alemanha, está previsto um discurso da dirigente do BCE, Isabel Schnabel (14h15).