Mais uma vez o sentimento negativo volta a prevalecer nos mercados, em meio à divulgação de indicadores da China e da Europa nesta quarta-feira (18), juntamente com as crescentes preocupações com uma eventual escalada da guerra entre Israel e o Hamas.
Leia também
Completando esse cenário, nos Estados Unidos, o presidente do Federal Reserve (Fed, o banco central estadunidense) de Minneapolis, Neel Kashkari, afirmou ontem que a inflação ainda está muito alta, reduzindo qualquer aposta sobre um tom mais brando da autoridade monetária.
As bolsas da Europa e índices futuros de Nova York operam em queda. Alternativamente, o dólar cai ante as principais moedas globais, enquanto os contratos futuros do petróleo operam em alta forte e os preços futuros do minério de ferro caíram 0,4% na madrugada em Dalian, cotados a US$ 117,70 por tonelada.
Publicidade
Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos
O tom mais cauteloso no exterior sugere menor apetite na B3. Alguns fatores específicos, como os dados de produção e venda da Vale, o Projeto de Lei que autoriza a desestatização da Sabesp e a nova alta do petróleo podem contribuir com avanços pontuais dos ativos, mas possivelmente insuficiente para reverter a situação do Ibovespa.
Agenda econômica
Brasil: A agenda desta quarta-feira traz dois eventos com o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, um do Grupo Bandeirantes (9h30) e outro do mercado financeiro (11h45). O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) informa dados do varejo restrito e ampliado de agosto(9h00).
EUA: Cinco dirigentes do Federal Reserve discursam: o diretor Christopher Waller (13h00), John Williams, de Nova York (13h30), a diretora Michelle Bowman (14h00), Patrick Harker, da Filadélfia (16h15) e a diretora Lisa Cook. O Fed publica o Livro Bege (15h00). Entre os balanços, destaque para números da Netflix e Alcoa, após o fechamento dos mercados.
Europa: O índice de preços ao consumidor (CPI) da zona do euro desacelerou para 4,3% em setembro, ante 5,2% em agosto, abrindo o caminho para uma possível pausa no ciclo de aumentos de juros do Banco Central Europeu (BCE). Já o CPI do Reino Unido subiu 6,7% em setembro, contrariando expectativas de arrefecimento.
China: O Produto Interno Bruto (PIB) cresceu 4,9% no terceiro trimestre, ante igual período de 2022, informou o Escritório Nacional de Estatísticas do país (NBS). O resultado ficou acima das estimativas de crescimento de 4,3%, mas indica uma forte desaceleração em relação ao resultado do segundo trimestre, quando o PIB do país cresceu 6,3%, na mesma base de comparação.
Publicidade
A produção industrial cresceu 4,5% em setembro de 2023, ante igual mês do ano passado, repetindo o número registrado em agosto, mas ficando acima das estimativas de avanço de 4,3%. Já as vendas no varejo subiram 5,5% em setembro, na comparação anual, acelerando em relação ao resultado de agosto, quando o indicador havia crescido 4,6%, e acima da previsão de crescimento de 4,5% no período.
Por outro lado, as vendas de moradias caíram 3,2% entre janeiro e setembro, indicando piora no mercado imobiliário em relação ao recuo anual de 1,5% observado nos primeiros oito meses do ano.
Confira todos os vídeos e podcasts diários produzidos pela Ágora Investimentos.
Publicidade