A semana começa com tom mais positivo e as bolsas da Europa e os índices futuros de Nova York, em uma tentativa de recuperação após às perdas da última semana (na semana passada, o S&P, por exemplo, recuou 2,1%).
Leia também
Nos demais mercados, o dólar recua e o petróleo tem leve alta. No exterior, a melhora do humor veio em resposta ao índice do sentimento das empresas da Alemanha subir de 86,4 pontos em novembro para 88,6 em dezembro, marcando seu terceiro ganho mensal consecutivo.
Nos EUA, investidores também monitoram debate no Congresso, onde tramita a votação de projeto de lei de gastos de US$ 1,7 trilhão. No Brasil, mais uma vez a semana começa com as atenções voltadas para as discussões fiscais e a votação da PEC da Transição na Câmara que está marcada inicialmente para amanhã.
Publicidade
Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos
Simultaneamente, ainda sobre o assunto, o mercado deve focar na decisão do STF de que o pagamento do Auxílio Brasil – futuro Bolsa Família, não está inscrito na regra do teto dos gastos e, portanto, garantindo a legalidade de se pagar o benefício através de abertura de crédito extraordinário. Ainda para a semana, destaque local para o IPCA-15, enquanto no exterior, saem os dados de gastos com consumo (PCE) e o PIB norte-americano.
Agenda econômica
Brasil: A semana começa com a tradicional Pesquisa Focus, do Banco Central. Na quarta-feira saem os dados de transações correntes e, na sexta-feira, será a vez do IPCA-15.
EUA: A agenda americana se concentra na sexta-feira, quando saem os dados de gastos com consumo (PCE), além das encomendas de bens duráveis e o índice de sentimento do consumidor final de dezembro. Antes, na quinta-feira, será a vez do PIB.
Europa: Na terça-feira saem os dados de inflação ao produtor (PPI) da Alemanha e o índice de sentimento do consumidor da zona do euro.
Publicidade