Mercado

Abertura de Mercado: Alívio externo deve ajudar o Ibovespa

Abertura de Mercado: Alívio externo deve ajudar o Ibovespa
(Foto: Casa da Photo/Shutterstock)

A manhã desta terça-feira (21) é de recuperação nos mercados internacionais. A Bolsa de Hong Kong fechou em alta, enquanto as bolsas europeias e os futuros em NY sobem, após as perdas significativas de ontem, quando preocupações com a crise de
liquidez da gigante do setor imobiliário chinês Evergrande geraram um movimento de aversão ao risco.

Os juros dos Treasuries também sobem, enquanto o dólar opera mais fraco ante moedas emergentes e ligadas a commodities. Os contratos futuros do petróleo operam em alta de mais de 1%, revertendo parte das fortes perdas da sessão anterior.

Investidores estão na expectativa para a reunião de política monetária do Federal Reserve, que começa hoje e será concluída amanhã, para saber se o BC americano sinalizará o início do tapering, que é a redução gradual de compras de ativos financeiros.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

Além disso, fica no radar a revisão das projeções para o PIB das principais economias do mundo. A OCDE reduziu a previsão de alta do PIB global em 2021 para 5,7%. No cenário doméstico, o forte fôlego dos mercados internacionais, com alta das bolsas e petróleo, deve ajudar o Ibovespa, enquanto o dólar mais fraco no exterior tende a reduzir uma pressão de alta da moeda americana ante o real.

Uma sinalização de solução para os precatórios na reunião entre Congresso e governo também ajudaria no humor local nesta véspera de decisão do Copom.

Agenda econômica 21/09

Brasil: Os presidentes do Senado, Rodrigo Pacheco, e da Câmara, Arthur Lira, se reúnem novamente para tratar dos precatórios junto com o ministro da Economia, Paulo Guedes (10h). Destaque ainda para a reforma administrativa, que deve ter seu parecer votado na comissão especial da Câmara (10h). O Tesouro faz leilão de NTN-B às 11h.

EUA: A agenda desta terça-feira traz a abertura da 76ª Assembleia Geral da ONU, em NY, com discurso de abertura do presidente Jair Bolsonaro (10h), seguido pelo presidente dos Estados Unidos, Joe Biden. O dia ainda traz ainda a divulgação de construções de moradias iniciadas e permissão de novas obras (9h30) e estoques API de petróleo (17h30).

Publicidade