Mercado

Abertura de Mercado: cenário internacional ajuda, mas investidor ainda se preocupa com pontos que limitam ganhos das Bolsas. Veja o que esperar desta terça-feira

Abertura de Mercado: cenário internacional ajuda, mas investidor ainda se preocupa com pontos que limitam ganhos das Bolsas. Veja o que esperar desta terça-feira
Foto: Envato Elements

O início da sessão desta terça-feira (22) é predominantemente positivo nos mercados internacionais, embora a agenda de indicadores econômicos seja mais fraca. As principais bolsas da Europa e os índices futuros de Nova York apontam para ganhos modestos hoje. No Brasil, enquanto os agentes ainda esperam sinais mais concretos sobre os gastos públicos ao longo de 2023 e adiante, o cenário internacional sugere um início de sessão mais positivo.

É válido observar que qualquer que seja a sugestão para furar o teto de gastos encaminhada ao Congresso brasileiro, a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) precisará ser aprovada em dois turnos até o dia 15 de dezembro. Portanto, qualquer atraso no envio pode ser visto como entrave na aprovação, aumentando as incertezas – com possíveis contrapartida nas taxas de juros futuras.

Num dia de agenda fraca, os comentários de dirigentes previstos para hoje ganharão ainda mais peso entre os investidores. Ontem, por exemplo, a presidente do Federal Reserve (Fed, o banco central norte-americano) de São Francisco, Mary Daly, destacou que uma taxa de juros entre 4,75% e 5,25% parece ser razoável e que o aumento mais agressivo visto até o momento foi uma forma de conseguir amenizar o aumento dos preços.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

Após terem subido mais cedo, os contratos futuros do petróleo operam mistos, podendo dar sequência à queda registrada nas últimas quatro sessões, enquanto os preços futuros do minério de ferro tiveram queda de 1,96% na bolsa de Dalian, cotados a US$ 101,60/tonelada. Por fim, no mercado global de moedas, o índice DXY, que mede o desempenho do dólar frente a outras seis divisas relevantes, recua levemente agora cedo.

 

Agenda econômica

Brasil: Entre os eventos previstos para a sessão, o Tesouro faz leilão (11h00) de títulos públicos, ofertando ao mercado NTN-Bs e LFTs. O Ministério da Economia divulga Relatório de Avaliação de Receitas e Despesas Primárias do 5º bimestre (14h30), seguido de coletiva do secretário especial do Tesouro e Orçamento, Esteves Colnago (15h00).

EUA: Destaque para os discursos de três dirigentes do Fed: Loretta Mester, de Cleveland (13h00), James Bullard, de St. Louis, e Esther George, de Kansas (16h15). Ainda saem os dados sobre os estoques API de petróleo (18h30).

Europa: Na zona do euro será divulgado o índice de confiança do consumidor de novembro.

Publicidade