As bolsas asiáticas fecharam majoritariamente em baixa nesta quinta-feira, pressionadas por renovadas tensões entre EUA e China. Já as bolsas europeias operam em alta, buscando se recuperar das perdas de ontem.
Leia também
Em termos de dados econômicos, o índice de confiança do consumidor na Alemanha subiu de -9,4 em julho para -0,3 pontos em agosto, ficando bem acima da expectativa do mercado de -4,8 pontos.
Os índices futuros das bolsas de NY, por sua vez, sobem com investidores à espera de uma série de balanços de grandes empresas dos EUA, como Twitter e American Airlines e monitorando negociações no Congresso americano para a aprovação de um novo pacote de estímulos, que poderá incluir a extensão de um benefício específico de seguro desemprego até o fim do ano.
Publicidade
Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos
No mercado de commodities, os contratos futuros de petróleo perderam força na última hora e operam próximo da estabilidade, com viés de alta, após registrarem perdas marginais na sessão de ontem em meio a tensões entre EUA e China e um inesperado aumento nos estoques de petróleo bruto dos EUA.
No câmbio, o dólar segue fraco no exterior e pode levar o mercado a testar o suporte de R$ 5 ante o real, depois de fechar em R$ 5,11, diante também do entusiasmo recente pela percepção de melhora na relação entre governo e Congresso.
Em live ontem à noite, o presidente da Câmara, Rodrigo Maia, disse que um dos grandes desafios para o próximo ano será manter o teto dos gastos e reafirmou ser contra a criação de um novo imposto, defendido pela equipe econômica. O líder do governo no Congresso disse que a
conclusão da reforma tributária na comissão mista deve ficar para setembro ou outubro.
Para o Ibovespa hoje, esperamos uma abertura em alta, mas sem muito ímpeto, no aguardo da abertura das bolsas americanas para firmar movimento.
Agenda econômica 23/07
Brasil: A agenda desta quinta-feira traz a divulgação dos dados de arrecadação do mês de junho, às 14h30. O tesouro faz leilão de LTN, NTN-F e LFT, às 11h.
Publicidade
EUA: O dia traz os balanços corporativos, como do Twitter e pedidos de auxílio desemprego, às 9h30.