Mercado

Abertura de Mercado: Jogo da seleção brasileira na Copa pode afetar a liquidez dos negócios

Abertura de Mercado: Jogo da seleção brasileira na Copa pode afetar a liquidez dos negócios
Foto: Envato Elements

O tom da ata do Federal Reserve (Fed), divulgada ontem, continua ajudando o desempenho das bolsas mundo afora, apesar das preocupações como avanço da pandemia de Covid-19 na China (que registrou o maior número diário de novos casos desde o começo da pandemia) e a reduzida liquidez nos mercados em virtude do feriado de Ação de Graças nos Estados Unidos.

Em seu documento, o Fed sinalizou menores aumentos de juros daqui em diante e, com isso, para a próxima reunião do colegiado, no dia 14 de dezembro, a chance de elevação dos juros em 50 pontos-base foi a 63,9%, trazendo para o intervalo de 4,25% a 4,50%. Assim, nesta manhã de quinta-feira (24), as principais bolsas da Europa exibem ganhos de quase 1%, enquanto os índices futuros de Nova
York sobem também (o mercado à vista, no entanto, ficará fechado hoje).

Em outros mercados, o petróleo opera em queda e estende as perdas recentes no mercado futuro, enquanto os preços futuros do minério de ferro tiveram alta de 1,31% em Dalian, cotados a US$ 102,45/tonelada. Finalmente, no mercado global de moedas, o índice DXY, que mede as variações do dólar frente uma cesta de moedas fortes, opera em leve baixa.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

Esse exterior positivo pode contribuir para o desempenho dos ativos domésticos, embora o feriado americano e o jogo da seleção brasileira durante a tarde possam afetar a liquidez dos negócios. A indefinição sobre a PEC, que ficará somente para semana que vem, sugere cautela adicional para os negócios. A leitura do IPCA-15 de novembro, portanto, deverá ser o principal balizador para os juros futuros hoje.

Agenda econômica 24/11

Brasil: A agenda conta com a divulgação das leituras de novembro para o IPCA-15 (9h) e a confiança do consumidor (8h). Para o dado de inflação, é esperada uma alta de 0,54%, ante 0,16% em outubro, em virtude das acelerações previstas para combustíveis e alimentos.

No acumulado de 12 meses, o IPCA-15 deve arrefecer de 6,85% em outubro para 6,20% em novembro – o menor nível desde abril de 2021 (6,17%). Entre os eventos, o Tesouro faz leilão de títulos prefixados (11h00), ofertando LTNs e NTN-Fs ao mercado.

Europa: O Banco Central Europeu (BCE) publicou sua ata da mais recente reunião (8h00) e o Banco Central da Turquia (8h00) anunciou sua decisão sobre juros.

Publicidade