Comportamento

Ferramentas ajudam identificar fraudes durante a Black Friday

Há 4 ferramentas no site da Serasa para identificar fraude nos dados do comerciante. Veja quais são elas

Ferramentas ajudam identificar fraudes durante a Black Friday
Cerca de 45% das pessoas entrevistadas em pesquisa da Serasa já fizeram alguma compra durante a Black Friday. Foto: REUTERS/Arnd Wiegmann/File Photo
  • Para que os consumidores não caiam em golpes de lojas ou vendedores, a Serasa disponibilizou de forma gratuita alguns mecanismos que ajudam a descobrir se há alguma fraude nos dados do comerciante.
  • Consulta gratuita de CPF ou CNPJ e conferir se seus dados foram parar se Dark Web são alguns dos mecanismos disponíveis.

A Black Friday 2022 acontece nesta sexta-feira (25). Para ajudar na proteção contra fraude nos dados do comerciante, o Serasa liberou uma ferramenta gratuita para validar a segurança.

De acordo com a empresa, a Central da Black Serasa tem o objetivo de oferecer uma série de funcionalidades para ajudar o consumidor a evitar golpes financeiros.

Uma das funções, o ‘Verificador de Site Suspeito’, permite que o consumidor coloque o link do site de compras e clique em “verificar”. O mecanismo irá identificar se o site é seguro ou não.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

Também está disponível a ‘Consulta gratuita de CPF ou CNPJ’ de terceiros, em que você pode checar as informações para ver se a pessoa ou comércio tem pendências financeiras.

Há também o ‘Relatório de consultas ao CPF’, para checar se alguma empresa desconhecida consultou o seu CPF. Para usar a ferramenta, você pode baixar o relatório gratuitamente através do próprio site. Todas as ferramentas estão disponíveis no site da Serasa.

“Infelizmente, os crimes virtuais estão cada vez mais comuns e engenhosos, pois os criminosos fazem sites bem parecidos com os oficiais”, diz Clara Aguiar, especialista da Serasa, que sugere muita atenção ao clicar em links para efetuar compras no período.

Informe seu e-mail

Faça com que esse conteúdo ajude mais investidores. Compartilhe com os seus contatos