O minério de ferro avançou mais de 3% em reflexo ao pronunciamento do primeiro-ministro chinês, Li Qiang, que afirmou que o crescimento da economia local, provavelmente, acelerou no segundo trimestre de 2023 e, talvez, tenha atingido a meta de 5%. As preocupações com a desaceleração da demanda no país vem preocupando o mercado da commodity.
A ata do Comitê de Política Monetária (Copom) mostrou tom conservador, novamente com a adoção de palavras de “cautela” e “parcimônia”, além de reforçar que as expectativas de inflação seguem desancoradas. O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA-15) de junho mostrou nova desaceleração, com uma variação de 0,04%.
Agenda econômica
Brasil: Mais cedo foi conhecida a ata do Copom e é aguardado o IPCA-15 de junho às 9h. Além disso, o Tesouro fará leilão de títulos. No âmbito político, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, participam da cerimônia de lançamento do Plano Safra de 2023/2024 às 10h, no Palácio do Planalto.
EUA: Às 9h serão divulgadas as vendas de moradias novas de maio e o índice de confiança do consumidor de junho é esperado às 11h.
Europa: Destaque para continuidade do Fórum do BCE ao longo do dia.