Mercado

Abertura de Mercado: Tom positivo no exterior pode ajudar o Ibovespa

Abertura de Mercado: Tom positivo no exterior pode ajudar o Ibovespa
Fachada do prédio da B3, em São Paulo. Foto: Divulgação B3)

No exterior, as bolsas asiáticas fecharam sem direção única nesta madrugada de segunda-feira (27), à medida que o recente rali do petróleo impulsionou alguns mercados e corte de energia na China derrubaram ações locais.

Segue no radar a crise de liquidez de Evergrande, gigante do setor imobiliário chinês.
Inclusive o banco central chinês fez hoje uma nova injeção de capital no sistema financeiro, com valor equivalente a US$ 15 bilhões em mais uma tentativa
de manter a liquidez do sistema bancário. As bolsas europeias avançam neste início de dia, à medida que investidores digerem as eleições parlamentares da Alemanha, que foram vencidas pelo partido Social Democrata por estreita vantagem.

Nos EUA, os índices futuros das bolsas de NY operam mistos, com investidores no aguardo por discursos de dirigentes do Federal Reserve ao longo da semana. No mercado de commodities, os contratos futuros de petróleo operam em alta pela 5ª sessão consecutiva, à medida que o aperto na oferta de commodity reduz estoques no mundo e a demanda ganha força com o alívio da pandemia.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

No Brasil, os investidores aguardam a ata do Copom e o relatório trimestral de inflação além dos leilões extras de swap cambial do BC que serão realizados nesta semana. Para o Ibovespa hoje, o tom positivo no exterior pode ajudar os mercados.

Agenda econômica 27/09

Brasil: A ata do Copom, que sai terça-feira, e o relatório trimestral de inflação, na quinta-feira, são destaques da agenda local. Amanhã tem também dados do governo central. Na quarta-feira será divulgado o IGP-M de setembro e, na quinta-feira, a PNAD contínua de julho. Na sexta-feira é a vez do setor público consolidado em agosto.

EUA: Será divulgado o resultado de encomendas de bens duráveis em agosto, às 9h30. Amanhã, destaque para os discursos da secretaria do tesouro, Janet Yellen, e do presidente do Fed, além da divulgação do índice de confiança. Na quinta-feira tem o PIB dos EUA do 2T21. Na sexta-feira será divulgado o PCE (índice de gastos com consumo).

Europa: Destaque para o índice de confiança do consumidor na Alemanha na terça-feira. Na sextafeira é a vez do PMI industrial da Alemanha e Zona do Euro.

Publicidade