A sessão desta quinta-feira (28) começa em meio a uma maior indefinição no exterior, à espera da divulgação de dados econômicos nos Estados Unidos e falas de membros do Federal Reserve (Fed, o banco central estadunidense), que poderão ajudar a balizar as expectativas sobre a política monetária do país.
Leia também
Além disso, as notícias sobre o setor imobiliário na China continuam pouco animadoras, ameaçando o crescimento do país. Os mercados relutam em assumir uma trajetória definida, com as bolsas da Europa e os índices futuros americanos rondando a estabilidade.
O dólar se enfraquece ante outras moedas fortes, enquanto os contratos futuros do petróleo caem, após grandes ganhos da sessão anterior e os preços futuros do minério de ferro registraram ganhos de 0,89% durante a madrugada em Dalian, cotados a US$ 116,53 por tonelada.
Publicidade
Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos
Esse quadro externo não sugere, por enquanto, maior interesse por ativos locais hoje. O EWZ, o maior exchange traded fund (ETF) brasileiro negociado no exterior, estava estável no pré-mercado de Nova York.
O primeiro encontro público entre o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, que nas palavras do Ministro da Fazenda, Fernando Haddad, foi “excelente e produtivo”, pode aliviar algumas preocupações dos investidores, mas ainda insuficiente para garantir um desempenho positivo dos ativos locais por si só.
Agenda econômica
Brasil: Logo cedo (8h), saiu o Índice Geral de Preços – Mercado (IGP-M) de setembro, com alta de 0,37% em setembro, após queda de 0,14% no mês anterior. A expectativa era de alta de 0,40%.
No mesmo horário, o Banco Central divulgou o Relatório Trimestral de Inflação (RTI) e, mais tarde (11h), Roberto Campos Neto, e o diretor de Política Econômica, Diogo Guillen, concederão entrevista sobre o documento. Ainda hoje, o diretor de Política Monetária, Gabriel Galípolo, participa de evento (8h30).
EUA: Destaque para fala do presidente do Federal Reserve, Jerome Powell (17h), e para a última leitura do Produto Interno Bruto (PIB) no segundo trimestre (9h30).
Publicidade
Europa: A Alemanha revela (9h) os números preliminares da inflação ao consumidor (CPI), referentes à setembro, para os quais se esperam altas de 0,4% no mês e de 4,7% em base anual.
Confira todos os vídeos e podcasts diários produzidos pela Ágora Investimentos.
Publicidade