As bolsas sobem mais de 1% na Europa, assim como os índices futuros de Nova York também sugerem um dia positivo, ainda que em menor magnitude.
O dólar opera perto da estabilidade ante outras moedas fortes, enquanto os contratos futuros do petróleo operam em baixa demais de 1% e os preços futuros do minério de ferro registraram ganhos de 2,51%, cotados a US$ 123,00 por tonelada, o nível mais alto em mais de cinco semanas.
Esse humor também deve influenciar a B3. O EWZ, o principal fundo de índice (ETF) brasileiro negociado no exterior, subia 2% no pré-mercado. Contudo, a sinalização do Governo de que “dificilmente” cumprirá a meta fiscal de déficit zero em 2024 deve causar alguns ajustes, tanto na curva de juros como no Boletim Focus.
Agenda econômica
Brasil: A decisão sobre juros do Comitê de Política Monetária (Copom), na quarta-feira, é o destaque da agenda local na semana. Hoje saem o Índice Geral de Preços – Mercado (IGP-M) de outubro (8h00), o Boletim Focus (8h25) e a geração de empregos em setembro pelo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) (14h00).
O Banco Central também começa hoje a rolagem dos contratos de swap cambial com vencimento em 2 de janeiro de 2024. Entre os eventos, o presidente Luis Inácio Lula da Silva (PT) se reúne com o ministro da Fazenda, Fernando Haddad (9h00). Amanhã tem a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) Contínua e na sexta-feira sai o índice de Preços ao Consumidor da Fipe (IPC-Fipe) de outubro.
EUA: A agenda tem como destaque a decisão de política monetária do Federal Reserve (Fed, o banco central estadunidense), na quarta-feira, além do payroll (relatório oficial de emprego) de outubro, na sexta-feira. Na quarta-feira, como uma prévia do que esperar no final da semana, o relatório ADP de criação de emprego no setor privado será publicado.
Europa: Hoje é esperado o índice de preços ao consumidor (CPI) da Alemanha (10h00). Amanhã, serão divulgados o Produto Interno Bruto (PIB) e o CPI da zona do euro e as vendas no varejo da Alemanha. Fora da zona do euro, na quarta-feira, é esperado o índice gerente de compras (PMI) industrial do Reino Unido e, na quinta-feira, o Banco da Inglaterra (BoE) decide sobre juros.
China: Hoje, pela noite (22h30), são esperados o PMI industrial e de serviços
Confira todos os vídeos e podcasts diários produzidos pela Ágora Investimentos.