No exterior, os índices futuros das bolsas de NY exibem ganhos em meio à queda do índice DXY, pressionado pelo fortalecimento do euro e do iene, e recuo dos juros das treasuries, após duas altas seguidas dos rendimentos, à medida que investidores
ponderam notícias sobre a variante Ômicron do Coronavírus. Se por um lado as primeiras pesquisas apontam para uma severidade menor da variante, por
outro, testes da África do Sul sugeriram perda de eficácia da vacina da Pfizer.
Leia também
As principais bolsas europeias operam com sinais mistos, mas alta prevalece em Londres e Paris. Além das notícias relacionadas ao Coronavírus, o mercado avalia o
pronunciamento do vice presidente do Banco Central Europeu (BCE) que afirmou hoje que não há evidencias de efeitos secundários da inflação elevada na Zona do Euro, como a escalada insustentável dos salários. O dirigente, no entanto, reconheceu que o cenário de avanço inflacionário pode durar mais tempo do que o inicialmente esperado.
No mercado de commodities, os contratos futuros de petróleo passaram a subir agora há pouco, após recuarem mais cedo, com realização de lucros na esteira de duas sessões de firmes ganhos. No Brasil, o dia morno no exterior pode limitar um alivio local diante do encaminhamento do Auxílio Brasil de R$ 400 via MP, editada ontem à noite, e também da PEC dos precatórios no Congresso.
Publicidade
Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos
Além disso, o mercado deve digerir hoje pela manhã os dados do varejo enquanto aguarda a última decisão do Copom no ano que será conhecida hoje, após o fechamento do mercado. Para esta decisão, a expectativa do mercado é por uma alta de 1,5 p.p.. Caso esta elevação seja confirmada, a Selic chegaria ao patamar de 9,25% a.a.
Agenda econômica 08/12
Brasil: O Comitê de política monetária anuncia o novo patamar da Selic após às 18h30. As vendas no varejo referente ao mês de outubro serão reportadas às 9hrs. A mediana do mercado indica crescimento de 0,6% no varejo restrito, após queda de 1,3% em setembro.
EUA: O relatório Jolts de empregos está programado para as 12hrs, e os dados semanais sobre estoques de petróleo do país, às 12h30.
Publicidade
China: Estão previstos os índices de inflação ao consumidor (CPI) e ao produtor (PPI) de novembro, às 22h30.
Europa: É esperado que Olaf Scholz se torne o novo chanceler da Alemanha, após 16 anos do governo de Angela Merkel.