Mercado

Abertura de Mercado: Exterior ensaia início de semana positivo

Além do cenário internacional, investidores devem seguir monitorando o ambiente político

Abertura de Mercado: Exterior ensaia início de semana positivo
Painel na Bolsa de Valores de São Paulo, a B3. Foto: Gabriela Biló/Estadão
  • Bolsas asiáticas fecharam em alta significativa nesta segunda-feira, reagindo com alívio aos anúncios do final da semana
  • Mercados europeus e o euro reduziram ganhos nesta manhã, após a divulgação do PMI industrial da Zona do Euro
  • No Brasil, além do cenário internacional, os investidores devem seguir monitorando o ambiente político

As bolsas asiáticas fecharam em alta significativa nesta segunda-feira, reagindo com alívio aos anúncios do final da semana passada do presidente dos EUA, que foi menos agressivo do que se esperava com a China em meio às tensões em torno de Hong Kong, e na esteira de dados mostrando recuperação do setor manufatureiro chinês, após o choque do coronavírus.

As bolsas europeias e o euro reduziram ganhos nesta manhã, após a divulgação do PMI industrial da Zona do Euro, que subiu um pouco menos do que o esperado na leitura final de maio. Hoje os mercados na Alemanha estão fechados por conta de um feriado.

Os índices futuros das bolsas de NY operam com leve viés positivo nesta manhã, mas o apetite para os negócios é limitado após relatos de que a China teria suspendido as importações de alguns produtos agrícolas dos EUA, incluindo soja, em meio às tensões entre os dois países.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

No mercado de commodities, os contratos futuros de petróleo seguem com leve alta, dando sequência aos robustos ganhos da sessão anterior. Na última sexta-feira, o petróleo encerrou com alta de mais de 5% com relatos de manutenção do acordo comercial entre EUA e China, apesar das divergências em torno de Hong Kong.

No exterior, destaque nesta semana para o relatório Payroll, com os dados oficiais do mercado de trabalho em maio nos EUA.

No Brasil, além do cenário internacional, os investidores devem seguir monitorando o ambiente político.

Além disso, segue no radar do mercado a retomada gradual das atividades em algumas cidades brasileiras. No âmbito corporativo, destaque para os números do 1T20 da Embraer que foram divulgados hoje pela manhã. Para o Ibovespa, esperamos uma abertura com tendência positiva.

Agenda econômica 01/06

Brasil: Destaque para a produção industrial em abril, na quarta-feira e o IGP-DI de maio na sexta-feira. Para hoje, estão previstos o Relatório Focus e a balança comercial de maio, às 15h.

EUA: Destaque para o relatório oficial do mercado de trabalho de maio na sexta-feira. Nesta segunda-feira está previsto o índice ISM de atividade industrial dos EUA em maio às 11h;

Publicidade

Europa: Já foi divulgado pela manhã o índice de gerente de compras (PMI) industrial da Alemanha que subiu da mínima histórica recorde de 34,5 pontos em abril para 36,6 pontos em maio, abaixo da prévia (36,8 pontos). Nesta semana, destaque para a reunião de política monetária do banco central europeu (BCE).

Informe seu e-mail

Faça com que esse conteúdo ajude mais investidores. Compartilhe com os seus contatos