Mercado

Abertura de Mercado: Ruído político e votação no radar de investidores

Ibovespa deve ter um pregão de queda nesta segunda-feira

Abertura de Mercado: Ruído político e votação no radar de investidores
Sede da B3 em São Paulo. Foto: Renato S. Cerqueira/Futura Press
  • Bolsas europeias e índices futuros de NY recuam nesta manhã
  • Ibovespa tende a um pregão de queda nesta segunda-feira, em linha com os seus pares internacionais, devendo ainda se ajustar à queda dos ativos brasileiros negociados no exterior
  • Copom anuncia decisão para a taxa Selic na quarta-feira e o IPCA de abril será divulgado na sexta-feira

No exterior, as bolsas europeias e os índices futuros de NY recuam nesta manhã de segunda-feira, 4, reagindo a crescentes tensões entre EUA e China sobre a origem da pandemia do coronavírus e a dados fracos de atividade industrial na Zona do Euro e na Alemanha.

O presidente norte-americano, Donald Trump, disse, neste domingo, 3, que não vai reduzir mais tarifas de produtos comercializados com a China e responsabilizou o país pela pandemia de covid-19.

No Brasil, segue no radar dos investidores o ruído político em meio a crise de saúde. O País ultrapassou a marca dos 100 mil infectados pela nova doença e 7 mil mortos confirmados neste domingo.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

A agenda do Congresso também será monitorada pelos investidores. Pode ir a votação hoje na Câmara o projeto de auxílio aos estados e municípios que, uma vez aprovado, poderá seguir para sanção presidencial amanhã.

Outro destaque da semana é a decisão do Copom na quarta-feira, 6. A maioria do mercado acredita em um corte de 0,5 p.p., levando a taxa Selic para o patamar de 3,25%.

A safra de balanços corporativos do 1º trimestre também ganha relevância nesta semana com a divulgação do Itaú, Banco do Brasil, Ambev e B2W, dentre outros.

O Ibovespa tende a um pregão de queda nesta segunda-feira, em linha com os seus pares internacionais, devendo ainda se ajustar à queda dos ativos brasileiros negociados no exterior, na última sexta-feira, quando a bolsa brasileira permaneceu fechada em função do feriado.

Agenda econômica 04/05

Brasil: O Copom anuncia decisão para a taxa Selic na quarta-feira e o IPCA de abril será divulgado na sexta-feira. Entre os balanços, Itaú divulga hoje, após o fechamento de mercado; Na quarta-feira, são esperados os resultados de GPA, Gerdau e Telefônica Brasil e na quinta-feira, Ambev, BB e Azul.

EUA: A divulgação do relatório oficial do mercado de trabalho (payroll) de abril é o destaque na sexta-feira.

Publicidade

Europa: O banco central da Inglaterra divulga decisão de política monetária na quinta-feira. Hoje, pela manhã, o índice de gerente de compras (PMI) industrial da Zona do Euro caiu de 44,5 em março para a mínima recorde de 33,4 pontos em abril. O resultado ficou abaixo da estimativa preliminar de abril e da previsão de analistas de 33,6 pontos.

Informe seu e-mail

Faça com que esse conteúdo ajude mais investidores. Compartilhe com os seus contatos