Mercado

Abertura de Mercado: Otimismo global permanece antes do payroll

Ibovespa pode buscar a marca dos 94 mil pontos

Abertura de Mercado: Otimismo global permanece antes do payroll
Sede da B3 em São Paulo. Foto: Renato S. Cerqueira/Futura Press
  • Bolsas europeias e futuros das bolsas de NY sobem nesta manhã, retomando a recente tendência de valorização após uma pausa ontem.
  • No Brasil, os mercados domésticos devem aproveitar a onda de otimismo no exterior
  • Com o ambiente seguindo favorável, o dólar tende a ficar abaixo dos R$ 5,13

As bolsas asiáticas fecharam em alta nesta sexta-feira, encerrando uma semana amplamente positiva, à medida que novos estímulos monetários e fiscais reforçaram expectativas de recuperação da economia global após o choque do Coronavírus.

As bolsas europeias e futuros das bolsas de NY sobem nesta manhã, retomando a recente tendência de valorização após uma pausa ontem. O apetite por ativos de risco volta a predominar, após o Banco Central Europeu (BCE) ampliar seus estímulos monetários à espera do relatório de emprego dos EUA em maio, conhecido como Payroll.

Para este indicador, segundo mediana das estimativas, o dado deve mostrar fechamento de 8 milhões de vagas em maio. Caso este resultado seja confirmado, seria bem menor do que o dado anterior de destruição de 20,5 milhões em abril, o que deixa a percepção de que o pior pode ter ficado para trás. Ao longo da semana, o viés predominantemente positivo das bolsas globais foi sustentado pelo processo de reabertura econômica após o choque do coronavírus.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

No mercado de commodities, os contratos futuros de petróleo ampliaram ganhos em relação a mais cedo, após a notícia de que a OPEP+ fará uma reunião virtual neste sábado para decidir sobre a prorrogação de cortes na sua oferta. Neste sentido, o petróleo sobre mais de 2% nesta manhã.

No Brasil, os mercados domésticos devem aproveitar a onda de otimismo no exterior. Há pouco, o principal fundo de índice do Brasil negociado em NY, EWZ, subia mais de 4%, sinalizando que o dia deve ser de apetite por risco também no Brasil.

Com o ambiente seguindo favorável, o dólar tende a ficar abaixo dos R$ 5,13, enquanto o Ibovespa pode buscar a marca dos 94 mil pontos. Os juros futuros têm sido amparados por um cenário político mais tranquilo e por apostas de corte mais agressivo da Selic, atualmente em 3%.

Agenda econômica 05/06

Brasil: Estão previstos para hoje os dados de produção e vendas de veículos em maio, pela Anfavea, às 10h.

EUA: O destaque da agenda é o relatório de empregos em maio, às 9h30.

Europa: já foram divulgadas as encomenda à indústria na Alemanha que sofreram um tombo histórico de 25,8% em abril na variação mensal, evidenciando o impacto forte da pandemia na economia. A queda, a maior da série histórica iniciada em janeiro de 1991, foi bem mais intensa do que o declínio de 19,1% previsto por analistas.

Publicidade

Informe seu e-mail

Faça com que esse conteúdo ajude mais investidores. Compartilhe com os seus contatos