Mercado

Abertura de Mercado: Expectativa por mais estímulos no exterior anima bolsas

Abertura de Mercado: Expectativa por mais estímulos no exterior anima bolsas
(Foto: Pexels)
  • No exterior, perspectivas de estímulos adicionais a empresas aéreas nos EUA e de manutenção da política monetária acomodatícia pelo Fed e também na Europa sustentam o otimismo
  • Assim, os índices futuros das bolsas de NY e as bolsas na Europa operam em alta nesta quinta-feira
  • No Brasil, o tom positivo no exterior tende a beneficiar os ativos, principalmente o Ibovespa, mas sem apagar o desconforto com negociações políticas para tentar flexibilizar a âncora fiscal e a falta de reformas e privatizações

No exterior, perspectivas de estímulos adicionais a empresas aéreas nos EUA e de manutenção da política monetária acomodatícia pelo Fed e também na Europa sustentam o otimismo. Assim, os índices futuros das bolsas de NY e as bolsas na Europa operam em alta nesta quinta-feira (8).

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, voltou atrás na concessão de estímulos fiscais. Após ter barrado nessa semana as negociações de um pacote fiscal amplo, o republicano publicou em seu Twitter na tarde de ontem que poderia apoiar alguma ajuda financeira para o setor aéreo. No mercado de commodities, os contratos futuros de petróleo operam em alta, reagindo à restrição da oferta no Golfo do México, causada pelo furacão Delta.

O dólar oscila perto da estabilidade antes pares principais e tem baixa majoritária ante divisas emergentes e ligadas a commodities. Já o debate entre os candidatos a vice-presidente dos EUA tem efeito neutro aparente nos mercados. Para hoje, investidores aguardam a ata de política monetária do Banco Central Europeu.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

No Brasil, o tom positivo no exterior tende a beneficiar os ativos, principalmente o Ibovespa, mas sem apagar o desconforto com negociações políticas para tentar flexibilizar a âncora fiscal e a falta de reformas e privatizações, o que impede a reversão da trajetória crescente da dívida pública. Em termos de dados econômicos, as atenções ficarão voltadas para a divulgação das vendas no varejo de agosto.

Agenda econômica 08/10

Brasil: O desempenho das vendas no varejo de agosto será conhecido às 9h. A mediana das estimativas para o varejo restrito é de alta de 3,2% na margem, após 5,2% em julho.

Europa: O banco central europeu divulga a ata da sua última reunião de política monetária.

EUA: Serão divulgados os pedidos semanais de auxílio desemprego, às 9h30.

Informe seu e-mail

Faça com que esse conteúdo ajude mais investidores. Compartilhe com os seus contatos