Mercado

Abertura de Mercado: Cautela volta a prevalecer no exterior

Abertura de Mercado: Cautela volta a prevalecer no exterior
Foto: Divulgação/Envato
  • As bolsas europeias e os índices futuros em Nova York operam sem direção única com viés negativo, com investidores à espera da decisão de política monetária do banco central europeu (BCE)
  • No mercado de commodities, os contratos futuros de petróleo devolvem parte dos robustos ganhos da sessão anterior, quando a commodity foi beneficiada por uma melhora generalizada nos mercados globais, liderada por Wall Street
  • No Brasil, a menos de uma semana da decisão do Copom, o investidor olha o desempenho das vendas no varejo de julho

As bolsas europeias e os índices futuros em Nova York operam sem direção única com viés negativo, com investidores à espera da decisão de política monetária do banco central europeu (BCE). O euro, por sua vez, ganha força com a expectativa de que o BCE adote uma perspectiva econômica mais otimista, embora deva manter os juros inalterados.

No mercado de commodities, os contratos futuros de petróleo devolvem parte dos robustos ganhos da sessão anterior, quando a commodity foi beneficiada por uma melhora generalizada nos mercados globais, liderada por Wall Street. A queda vem após o API estimar, no fim da tarde de ontem, que o volume de petróleo bruto estocado nos EUA subiu 3 milhões de barris na última semana.

No Brasil, a menos de uma semana da decisão do Copom, o investidor olha o desempenho das vendas no varejo de julho, que deve mostrar uma desaceleração acentuada na margem, reforçando as apostas de manutenção da Selic em 2%.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

Com o dólar mais forte ante outras moedas emergentes, o movimento pode se repetir ante o real, influenciando a parte mais longa da curva de juros. Já o Ibovespa tende a ser penalizado pela performance ruim do petróleo e das bolsas internacionais.

Agenda econômica 10/09

Brasil: As vendas no varejo de julho serão reportadas às 9h. Para o conceito restrito, a mediana das estimativas é de alta de 0,9% na margem. Em relação ao conceito ampliado que inclui automóveis e material de construção, a mediana é de crescimento de 5,3%. Hoje também vai ser divulgado às 10h o fluxo em estradas com pedágio medido pela ABCR em agosto. O Tesouro faz leilão de LTN, NTN-F e LFT às 11h. Às 11h30, o BC realiza leilão de 12 mil contratos de swap em rolagem.

EUA: Serão divulgados os pedidos semanais de auxílio desemprego às 9h30. Às 10h30 será informado o PPI em agosto e às 11h saem os estoques no atacado de julho.

Europa: Dia de decisão de política monetária do banco central europeu. Às 9h30 a presidente do BCE, Christine Lagarde, participa de coletiva de imprensa.

Informe seu e-mail

Faça com que esse conteúdo ajude mais investidores. Compartilhe com os seus contatos