Mercado

Abertura de Mercado: Ibovespa deve se ajustar a tombo de bolsas no feriado

Nesta manhã, índices futuros das bolsas de NY e as bolsas europeias já mostram alta firme

Sede da B3 em São Paulo. Foto: Renato S. Cerqueira/Futura Press
  • Na Europa e EUA, os índices futuros das bolsas de NY e as bolsas europeias mostram alta firme nesta manhã, após os tombos de ontem
  • Enquanto os mercados acionários no exterior mostram folego nesta sexta-feira, o Ibovespa pode abrir se ajustando primeiramente ao tombo das bolsas americanas e do resto do mundo ontem
  • A escalada do coronavírus no País deveria trazer cautela aos investidores em meio a reabertura gradual em várias cidade

A quinta-feira, feriado no Brasil, foi marcada por um movimento de forte aversão ao risco no exterior. As bolsas americanas tiveram seu pior dia desde março em meio a temores gerados por uma possível segunda onda de infecções do coronavírus nos EUA.

Houve aumento no número de casos da doença em estados americanos que vêm revertendo medidas de quarentena. Além disso, na quarta-feira à noite, o Federal Reserve fez previsões pessimistas, gerando dúvidas sobre o ritmo de recuperação da maior economia do mundo.

Desta maneira, ainda sob efeito desta piora de humor dos investidores, as bolsas asiáticas fecharam majoritariamente em baixa nesta sexta-feira.

Preencha os campos abaixo para que um especialista da Ágora entre em contato com você e conheça mais de 800 opções de produtos disponíveis.

Ao fornecer meu dados, declaro estar de acordo com a Política de Privacidade do Estadão , com a Política de Privacidade da Ágora e com os Termos de Uso

Obrigado por se cadastrar! Você receberá um contato!

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

Já na Europa e EUA, os índices futuros das bolsas de NY e as bolsas europeias mostram alta firme nesta manhã, após os tombos de ontem, em meio a notícias de que os EUA avaliam uma quarta fase de estímulos fiscais contra a covid-19 em julho.

Na Europa, há apetite a risco mesmo após o PIB do Reino Unido e a produção industrial da Zona do Euro terem mostrado quedas históricas de 20,4% e 17,1% em abril na variação mensal, respectivamente.

No mercado de commodities, os contratos futuros de petróleo operam em alta moderada, apagando perdas de mais de 3% durante a madrugada, sustentados pela valorização dos mercados acionários na Europa e dos índices futuros das bolsas de NY.

No cenário doméstico, enquanto os mercados acionários no exterior mostram folego nesta sexta-feira, o Ibovespa pode abrir se ajustando primeiramente ao tombo das bolsas americanas e do resto do mundo ontem. O EWZ, principal fundo de índice do Brasil negociado em NY, chegou a cair 7,8% ontem mas subia ao redor de 2,5% no pré-mercado em NY hoje pela manhã.

No Brasil, a escalada do coronavírus deveria trazer cautela aos investidores em meio a reabertura gradual em várias cidade do País. Mas o mercado pode preferir olhar sinais de arrefecimento das questões políticas em dia de agenda econômica vazia.

Agenda econômica 12/06

Brasil: Agenda econômica vazia hoje. O Banco Central faz leilão de até 12 mil contratos de swap em rolagem, às 11h30.

EUA: Destaque externo nesta sexta-feira é a divulgação do índice de confiança do consumidor preliminar de junho nos EUA, às 11hrs.