Mercado

Abertura de Mercado: bolsas globais sobem apesar de PIB chinês

Otimismo deve animar investidores no Brasil, preocupados com cenário interno

Abertura de Mercado: bolsas globais sobem apesar de PIB chinês
Sede da B3 em São Paulo. Foto: Renato S. Cerqueira/Futura Press
  • Bolsas asiáticas encerraram no campo positivo e as europeias sobem mais de 3%
  • Nos EUA, os números de mortes e infectados ainda impressiona
  • No Brasil, ambiente externo mais positivo e a subida do petróleo devem animar os investidores, mas a cautela com o cenário político ainda deve permanecer

O sentimento de otimismo nos mercados prevalece nesta sexta-feira mesmo com a divulgação da queda de 6,8% do PIB chinês no 1º trimestre de 2020 na variação anual. As bolsas asiáticas encerraram no campo positivo.

Os futuros de NY seguem em alta firme assim como as bolsas europeias que sobem mais de 3%, reagindo à perspectiva de reabertura dos Estados Unidos. O plano de ativação da economia apresentado pelo presidente norte-americano a governadores, ontem à noite, prevê que 29 estados americanos estarão prontos para reabrir relativamente em breve, exceto NY, que prorrogou as medidas de isolamento social até 15 de maio.

Nos EUA, os números de mortes e infectados ainda impressiona. Houve o registro de 4.591 mortos em 24 horas. Com este salto, o total de óbitos já passou de 33 mil e o de pessoas infectadas já atingiu 671,3 mil, representado 1/3 do número total de contaminados no mundo.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

No Brasil, em dia de agenda econômica vazia, o ambiente externo mais positivo e a subida do petróleo devem animar os investidores, mas a cautela com o cenário político ainda deve permanecer.

A troca do ministro da saúde ao final do dia de ontem e as preocupações na condução das medidas de combate ao coronavírus no Brasil podem trazer alguma volatilidade no pregão de 16 de abril.

Agenda econômica 17/04

Brasil

O senado deve votar segundo turno da PEC do Orçamento de Guerra às 10hrs. Novo ministro da saúde toma posse às 11hrs e Petrobras apresenta ações diante do Coronavírus e choque do petróleo ao meio dia.

Europa

O índice de preços ao consumidor (CPI) da Zona do Euro subiu 0,7% na variação anual em março, desacelerando em relação a alta de 1,2% do mês anterior. O resultado confirmou estimativa preliminar e ficou em linha com a expectativa dos analistas.

China

A economia se contraiu pela primeira vez desde pelo menos 1992 no primeiro trimestre. O PIB caiu 6,8% no 1T20 na variação anual, ante crescimento de 6% no 4T19. Ainda assim, o resultado veio melhor do que a previsão dos analistas de queda de 8,3%.

A produção industrial caiu 1,1% em março na variação anual, de -13,5% no período de janeiro a fevereiro, e a previsão era de queda de 7,5%. O investimento em ativos fixos no 1T20 recuou 16,1%, ante perda de 24,5% no período que abrange janeiro e fevereiro e em linha com as projeções.

As vendas no varejo, por sua vez, caíram 15,8% na variação anual, de -20,5% no primeiros dois meses do ano. O resultado ficou aquém da previsão, que era de recuo de 8% em março.

Informe seu e-mail

Faça com que esse conteúdo ajude mais investidores. Compartilhe com os seus contatos