Além disso, o epidemiologista chefe do centro de controle e prevenção de doenças na China disse ontem que o recente surto de covid-19 que surgiu em Pequim está sob controle. Desta forma, as bolsas asiáticas fecharam em alta nesta sexta-feira.
Os índices futuros das bolsas de NY e as bolsas europeias também operam no campo positivo. Na Europa, as bolsas também são ajudadas pelo desempenho bem melhor do que o esperado do setor varejista do Reino Unido. O indicador mostrou uma alta de 12% em maio na variação mensal, bem acima da expectativa dos analistas que previam alta de 6,5%.
No mercado de commodities, os contratos futuros de petróleo operam em forte alta, ampliando ganhos da sessão anterior, um dia após países da OPEP+ se comprometerem a se esforçar para cumprir cortes na oferta previstos no acordo coletivo do grupo.
No Brasil, em dia de agenda econômica fraca, os investidores devem seguir monitorando o noticiário político. O dólar pode ficar volátil após saltar a R$ 5,37 no mercado à vista ontem, reagindo ao cenário politico. Para o Ibovespa, esperamos uma abertura positiva, acompanhando os pares internacionais.
Agenda econômica 19/06
Brasil: A agenda traz os dados da sondagem da Confederação Nacional da Industria (CNI) de maio, às 10h.
EUA: Destaque para a participação do presidente do Federal Reserve, Jerome Powell, em evento virtual, às 14h.