- Setores do mercado ligados ao feriado, como transportes, alimentação e aluguéis, podem entrar na folia e acumular ganhos nesta semana
- De acordo com Hugo Queiroz, o provável aumento no consumo de alimentos e de carnes em churrascos durante o período pode fortalecer o setor alimentício
- Mas atenção: o especialista alerta que esse é um efeito sazonal, ou seja, de curto prazo, e que é sempre importante que o investidor acompanhe o mercado e as análises gráficas, além do fluxo da ação.
A bolsa pode ter fechado na segunda e na terça-feira de carnaval, mas isso não significa que os investidores não estão atentos às oportunidades que podem surgir com o feriado.
Leia também
Há uma semana atrás, a Prefeitura do Rio de Janeiro divulgou a segunda edição do Carnaval de Dados, que projeta quanto dinheiro o feriado pode movimentar. O resultado foi otimista: a festa de rua carioca deve movimentar R$ 4,5 bilhões este ano, um salto de 12,5% do registrado na última edição, em 2020.
Com isso, setores do mercado ligados ao feriado, como transportes, alimentação e aluguéis, podem entrar na folia e acumular ganhos nesta semana.
Publicidade
Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos
Pelo menos é o que diz Hugo Queiroz, diretor de Mercado de Capitais do TC, plataforma de investidores brasileiros. Ele acredita que, com a chegada do Carnaval, há um consumo maior com transporte, alimentação e aluguéis de veículos, o que os transforma em bons setores para compra de ações.
Para o executivo, seus papéis recomendados podem ser escolhas promissoras para investir durante o período. Veja abaixo:
Transportes: CCR (CCRO3) e EcoRodovias (ECOR3)
Para curto prazo, Queiroz recomenda ações das empresas CCR (CCRO3) e EcoRodovias (ECOR3). As companhias estão no de concessão de infraestrutura e administração de rodovias, respectivamente, e ambas são responsáveis por estradas paulistas importantes.
De acordo com o especialista, esses ativos “tendem a capturar o efeito de locomoção e movimentação, por isso tendem a ter bom movimento no curto prazo.”
Contudo, é preciso se atentar aos eventos recentes provocados pela chuva no litoral do estado de São Paulo, que resultaram em mortes e deslizamentos.
Alimentação: Minerva Foods (BEEF3), JBS (JBSS3), Marfrig (MRFG3) e BRF (BRFS3)
De acordo com Queiroz, o provável aumento no consumo de alimentos e de carnes em churrascos durante o período pode fortalecer o setor alimentício.
“Os papéis dos frigoríficos Minerva Foods (BEEF3), JBS (JBSS3), Marfrig (MRFG3) e BRF (BRFS3), são interessantes para se capturar, mesmo que de forma indireta, já que quem comercializa os produtos por eles oferecidos são os supermercados”, opina.
Publicidade
Apesar da venda de cerveja e outras bebidas alcoólicas ganharem força durante o carnaval, Queiroz descarta os papéis da Ambev (ABEV3) como indicação.
O especialista acredita que os ativos da gigante ainda podem ser contaminados pelo escândalo contábil da Americanas (AMER3), no qual Jorge Paulo Lemann, Marcel Telles e Beto Sicupira, também com uma forte presença na Ambev, estão envolvidos.
Ele também recomenda as ações do Grupo Pão de Açúcar (PCAR3) a curto prazo.
Aéreas e Aluguel de Carros: Localiza (RENT3) e Movida (MOVI3)
Por fim, o especialista vê com bons olhos as ações de companhias aéreas, apesar do período conturbado em que estão inseridas. “Elas tiveram um curto prazo muito negativo pela dinâmica de juros e dívidas, além da alta do barril de petróleo, mas abre uma boa possibilidade de se capturar algum efeito adicional do carnaval”, ele explica.
Para Queiroz, o aumento de viagens durante o carnaval ajuda o setor. Contudo, ele não especificou quais seriam as ações recomendadas para o setor. Vale lembrar que as ‘aéreas brasileiras’ registraram bilhões em perdas no último ano, como mostramos aqui.
Já em relação aos papéis das empresas do setor de aluguel de carros, o especialista indica Localiza (RENT3) e Movida (MOVI3). Em sua opinião, a Movida está classificada como um papel Top Pick, que significa “melhores escolhas”, porque “sentiu muito, no curto prazo, o efeito do macro de juros”. Ele indica em primeiro lugar os papéis da empresa.
Publicidade
No geral, para Hugo Queiroz, as melhores apostas para o Carnaval são: Movida (MOVI3), de aluguel de veículos, seguida pelos setores de Transportes, Supermercados, Frigoríficos e Aéreas, todas em ordem hierárquica de escolha.
Mas atenção: o especialista alerta que esse é um efeito sazonal, ou seja, de curto prazo, e que é sempre importante que o investidor acompanhe o mercado e as análises gráficas, além do fluxo da ação.
Entretanto, para ele, essas ações prometem boas surpresas no Carnaval.