Mercado

As 10 melhores e piores ações do Ibovespa em fevereiro de 2022

SulAmérica e Rede D'Or lideram as altas do mês na B3 após anunciarem fusão; Qualicorp lidera quedas

SULA11 e RDOR3 lideram as altas do mês na B3 após anunciarem fusão. (Foto: Envato)
  • As ações que mais se valorizaram no mês, em ordem, foram: SulAmérica (SULA11), Rede D’Or (RDOR3) e Cielo (CIEL3). Na outra ponta, Qualicorp (QUAL3), BRF (BRFS3) e Banco Inter (BIDI11) lideram as maiores quedas de fevereiro

O Ibovespa encerrou o mês de fevereiro em alta de 1,39%, aos 113.141,94 pontos, nesta sexta-feira (25). Na próxima semana, a B3 não vai operar na segunda (27) e terça (28), por causa do recesso de Carnaval, retornando apenas em março.

Com este resultado, o índice de referência da bolsa brasileira acumulou ganhos de 0,89% em fevereiro – se somada ao mês de janeiro, a alta chega aos 7,94% no ano. Na última semana, a eclosão do conflito entre Rússia e Ucrânia reverteu a tendência de alta que o Ibovespa mantinha desde o início do mês.

Com os ativos da bolsa descontados e a alta da taxa de juros, que no início do mês foi elevada pelo Comitê de Política Monetária a 10,75% ao ano, o Brasil se tornou um país mais atrativo para os investidores estrangeiros, que gastaram R$ 32,5 bilhões em compras de ações somente em janeiro de 2022. Em fevereiro, este fator continuou influenciando positivamente a B3.

Preencha os campos abaixo para que um especialista da Ágora entre em contato com você e conheça mais de 800 opções de produtos disponíveis.

Ao fornecer meu dados, declaro estar de acordo com a Política de Privacidade do Estadão , com a Política de Privacidade da Ágora e com os Termos de Uso

Obrigado por se cadastrar! Você receberá um contato!

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

“O investidor estrangeiro viu que tem duas oportunidades muito grandes no Brasil. A primeira são as ações muito descontadas em comparação a outros momentos da bolsa. Somada a isso, a taxa de juros que o Brasil paga o investidor não vai encontrar em nenhum outro lugar do mundo”, explica Rob Correa, analista de investimentos CNPI .

Para Hugo Queiroz, estrategista-chefe do TC Matrix, os balanços do quarto trimestre de 2021 das empresas listadas na B3, divulgados em fevereiro, foi melhor do que o esperado, o que também ajudou a puxar o Ibovespa. “A divulgação de resultados começou e efetivamente confirmou números muito bons de exportadoras, bancos, serviços financeiros e vem trazendo surpresas também nas Small Caps”, diz.

Queiroz destaca, ainda, que a continuidade dos bons resultados vão depender mais do risco geopolítico – agravado agora com a invasão da Ucrânia pela Rússia – do que do cenário macroeconômico brasileiro, na visão do estrategista do TC, estável.

Ele, no entanto, reforça: mesmo com a alta de fevereiro, a bolsa brasileira ainda está negociando a múltiplos muito baratos.

As ações que mais se valorizaram no mês, em ordem, foram: SulAmérica (SULA11), Rede D’Or (RDOR3) e Cielo (CIEL3). Na outra ponta, Qualicorp (QUAL3), BRF (BRFS3) e Banco Inter (BIDI11) lideram as maiores quedas de fevereiro.

As 10 maiores altas do Ibovespa em fevereiro

Empresa Ticker Valorização acumulada*
SulAmérica SULA 11 38,58%
Rede D’Or RDOR3 15,07%
Carrefour CRFB3 14,28%
Vale VALE3 14,11%
Totvs TOTS3 13,69%
Minerva BEEF3 13,31%
Bradespar BRAP4 12,26%
Cielo CIEL3 11,74%
Equatorial EQTL3 11,37%
Sabesp SBSP3 10,84%

Fonte: Einar Rivero – gerente de relacionamento institucional e comercial da Economatica *dados até o pregão do dia 25 de fevereiro

Os papéis da SulAmérica (SULA11) e da Rede D’Or (RDOR3) lideram as altas na B3 em fevereiro, com altas de 38,58% e 15,07% respectivamente. As empresas anunciaram na quarta-feira (23) planos de fusão, em uma operação de R$ 15,1 bilhões que une empresas de diferentes elos do setor de saúde.

O mercado leu de forma positiva a incorporação, o que fez os papéis da SulAmérica saltarem 15,19% somente na quinta-feira (23).

“O mercado começa a discutir para que caminho vai a Rede D’Or, se vai deixar de ser só um hospital, se vai ser uma empresa verticalizada, algo parecido com o que foi Hapvida e Intermédica. Mas é complicado entender ainda de onde vai ser extraída essa verticalização”, afirma  Queiroz, da TC Matrix.

Para o estrategista, a fusão também ajuda a recuperar os papéis da SulAmérica, que vinham sofrendo uma correção forte ainda por conta dos efeitos da pandemia da covid-19 nas contas da empresa.

Rob Correa destaca também os resultados do balanço do 4T21 da SulAmérica. “É um resultado que o mercado gostou bastante. A SulAmérica foi profundamente impactada pelo covid e isso não deve voltar a acontecer”, explica. Rede D’Or ainda não divulgou seus resultados.

As 10 maiores baixas do Ibovespa em fevereiro

Empresa Ticker Desvalorização Acumulada*
Qualicorp QUAL3 -30,11%
BRF BRFS3 -25,17%
Banco Inter BIDI11 -22,29%
Via VIAA3 -19,70%
Méliuz CASH3 -18,90%
Ecorodovias ECOR3 -18,06%
Eztec EZTC3 -17,82%
Positivo POSI3 -14,64%
Magazine Luiza MGLU3 -14,14%
JHSF JHSF3 -14%

Fonte: Einar Rivero – gerente de relacionamento institucional e comercial da Economatica *dados até o pregão do dia 25 de fevereiro

A fusão entre SulAmérica e Rede D’Or não repercutiu somente nos ativos das duas empresas. Na quinta-feira (24), após a notícia da incorporação, os papéis da Qualicorp, da qual a Rede D’Or é dona de quase 30%, caíram 14,77%.

Um relatório do banco Citi afirma que a regulação atual impede que administradoras de benefícios e operadoras de saúde comercializem produtos sob o mesmo grupo econômico, “o que poderia eventualmente descarrilar os planos comerciais da Qualicorp”.

Em segundo lugar entre as baixas está a BRF, com desvalorização de 25,17%. Os papéis BRFS3 foram pressionados por resultados fracos no 4T21, explica Correa. Apesar do lucro nos últimos meses de 2021, o analista destaca que o lucro da BRF no ano de 2021 caiu quase 70%.

As ações do Banco Inter vem logo em seguida, com queda de 22,29% em fevereiro. Não só a baixa chama a atenção do mercado, como a volatilidade dos papéis. Para Hugo Queiroz, a variação constante na BIDI11 está relacionada a alguns fatores, entre eles, a possibilidade de listagem da companhia na Nasdaq. “Isso gerou um burburinho no mercado para tentar capturar algum efeito da listagem do Nubank. O problema é que depois a situação piorou bem, tanto o cenário macroeconômico, quanto o geopolítico. A janela de mercado lá fora fechou um pouco e o banco não entregou”, explica.

Para Rob Correa, a percepção do mercado quanto à empresa está dividida: “Metade do mercado acredita que o Banco Inter está enfrentando dificuldades para continuar a expansão dos seus negócios. E a outra está vendo isso como um movimento que faz parte do que o Banco Inter faz, que é uma fintech enfrentando grandes players e faz parte da trajetória do banco enfrentar esses pequenos percalços no caminho”.