O que este conteúdo fez por você?
- A disparada vem após a XP Brasil anunciar um acordo para aquisição de 100% das ações da companhia, por meio de uma reorganização societária
- A transação ainda está sujeita à aprovação do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade), do Banco Central e dos acionistas da companhia, e envolverá a entrega de 19,5 milhões de ações classe A ou BDRs da XP
As ações (MODL11) do Banco Modalmais abriram em forte alta na manhã desta sexta-feira (7). Até 12h50, os papéis subiam 43,83%, aos R$ 12,01. A disparada vem após a XP Brasil anunciar um acordo para aquisição de 100% das ações da companhia por meio de uma reorganização societária.
Leia também
A transação está sujeita à aprovação do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade), do Banco Central e dos acionistas da companhia, e envolverá a entrega de 19,5 milhões de ações classe A ou BDRs da XP – sendo que as ações são direcionadas aos controladores do Modal e os BDRs, aos demais acionistas.
Segundo o comunicado, o montante representa um prêmio de 35% sobre a média de preço dos papéis do Banco Modal nos últimos 30 dias. Com o acordo, o acionista controlador do Modalmais, Diniz Ferreira Baptista, se comprometerá a assumir obrigações de não-competição com a XP Inc., sem qualquer remuneração adicional. Os demais integrantes de administração deverão assumir obrigações da mesma natureza.
Publicidade
Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos
Para Vitor Miziara, da Criteria Investimentos, a operação é especialmente positiva para o Modal, com um prêmio de 50% sobre o fechamento da ação de ontem. “Isso mostra que o papel está muito descontado no mercado, na mínima desde o IPO, e que tem valor”, afirma. “Para a XP, por se tratar de troca de ação, não deve ter impacto negativo, porque não vai haver desembolso financeiro, e ela volta às compras ao mercado depois de ter caído a restrição do Cade”, afirmou ao Broadcast.
Direito dos acionistas minoritários
Caso os acionistas minoritários da companhia não aceitem a troca por BDRs da XP, poderão acordar alternativas. Os investidores também têm o Direito de Recesso, ou seja, caso não concordem com as definições em Assembleia Geral Extraordinária (AGE), poderão se retirar da companhia e receber o valor das ações que possuem dinheiro.
“A Companhia informa que a Incorporação de Ações ensejará direito de recesso aos acionistas dissidentes da Companhia. Os detalhes sobre o exercício do direito de recesso, incluindo o valor de reembolso, serão oportunamente comunicados ao mercado”, ressalta a XP e Modal, em comunicado.
Caso esse direito de recesso (de receber o valor em dinheiro) se torne ‘oneroso’ para a XP Inc., a mesma se comprometeu a adquirir a totalidade do controle da ModalMais e, em seguida, lançar uma oferta pública de aquisição de ações aos acionistas minoritárias titulares de ações com direito a voto – o conceito de ‘tag along’, mecanismo que protege os pequenos investidores em caso de aquisições.
Publicidade