Publicidade

Mercado

As ações mais indicadas pelas corretoras para investir em fevereiro

O Ibovespa encerrou janeiro com a maior queda desde janeiro de 2016; veja a recomendação de onde investir agora

As ações mais indicadas pelas corretoras para investir em fevereiro
Gráfico de ações. Foto: Envato Elements

O Ibovespa encerrou janeiro com queda de 4,79%, aos 127.752 pontos – o pior desempenho desde janeiro de 2016. O mês foi visto pelo mercado como uma correção após um forte rali de alta de 19,2% entre o fechamento de 30 de outubro de 2023 e 28 de dezembro de 2023, quando o principal índice da Bolsa foi dos 112.532 pontos para os 134.185 pontos.

Durante o mês, as ações da Petrobras (PETR4) cravaram a maior alta do Ibovespa, com alta de 8,6% no período. Segundo a equipe de research da Ágora Investimentos, a estatal vem de resultados consistentes nos últimos trimestres e as expectativas apontam para mais um ano de números sólidos em 2024, o que deve permitir que a empresa siga distribuindo dividendos elevados.

“Recentemente, a Petrobras divulgou seu Plano Estratégico (2024 a 2028), que acreditamos não ter trazido grandes surpresas, reforçando nossa visão de que há uma grande probabilidade de a empresa anunciar cerca de US$ 5 bilhões em dividendos complementares para 2023, a serem pagos em 2024”, afirma a equipe comandada por José Francisco Cataldo Ferreira em relatório publicado nesta segunda-feira (29).

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

O bom desempenho fez o papel dividir o segundo lugar das ações mais recomendas para fevereiro, com quatro indicações no total. As ações do Assaí (ASAI3) dividem a posição.

Já o ativo mais recomendado para fevereiro é o da Vale (VALE3), com cinco indicações entre as oito corretoras. De acordo com os analistas da Órama Investimentos, o preço do minério tem declinado, mas ainda se mantém acima da média histórica, de US$ 75 a tonelada.

Os especialistas dizem ainda que a expectativa é de manutenção neste patamar atual, o que assegura um preço ainda muito bom para a Vale, ampla geração de caixa e capacidade de pagamento de proventos. “Seu robusto pagamento de dividendos semestrais é um grande atrativo e uma forma de balancear nossa carteira de investimentos com uma empresa bastante sólida”, afirmou Igor Glioche em relatório publicado no dia 30 de janeiro.

Confira abaixo as recomendações para o mês de fevereiro das oito corretoras consultadas pelo E-Investidor.

Ágora

A Ágora fez apenas uma alteração em sua carteira para fevereiro. Entraram as ações da Weg (WEGE3), enquanto os papéis da EcoRodovias (ECOR3) saíram.

Ações
Vivara (VIVA3)
Carrefour (CRFB3)
Weg (WEGE3)
Copel (CPLE6)
Localiza (RENT3)
Itaú (ITUB4)
JBS (JBSS3)
Petrobras (PETR4)
Sabesp (SPSP3)
Vale (VALE3)

 

CM Capital

A CM Capital alterou a composição de sua carteira por completo, com entrada das ações da Camil (CAML3), Sabesp (SBSP3), Petrobras (PETR4), Embraer (EMBR3) e BB Seguridade (BBSE3). Os papéis da Alliar (AALR3), Méliuz (CASH3), Arezzo (ARZZ3), Vulcabras (VULC3), Cielo (CIEL3), Suzano (SUZB3), Banrisul (BRSR6), PetroReconcavo (RECV3), que compunham a carteira de janeiro, saíram.

Ações
Camil (CAML3)
Sabesp (SBSP3)
Petrobras (PETR4)
Embraer (EMBR3)
BB Seguridade (BBSE3)

 

Genial

Para fevereiro, a Genial retirou as ações da Azul (AZUL4) e Gerdau (GGBR4), com inclusão dos papéis da 3R Petroleum (RRRP3) e Unipar (UNIP6).

Ações
Energisa (ENGI11)
Irani (RANI3)
Hapvida (HAPV3)
3R Petroleum (RRRP3)
Unipar (UNIP6)
Assaí (ASAI3)
Yduqs (YDUQ3)
Raízen (RAIZ4).
Mater Dei (MATD3)
Vale (VALE3)

 

Órama

A Órama realizou 2 mudanças na carteira para fevereiro. No setor de shoppings, trocou Allos (ALOS3) por Iguatemi (IGTI11). Além disso, acrescentou Vibra (VBBR3) e retirou Itaú (ITUB4).

Ações
Iguatemi (IGTI11)
Vivara (VIVA3)
Vale (VALE3)
Vibra (VBBR3)
Assaí (ASAI3)

 

PagBank

O PagBank alterou quase toda a sua carteira. Saíram Itaú (ITUB4), Vale (VALE3), Arezzo (ARZZ3) e Prio (PRIO3), enquanto Nubank (ROXO34), Sabesp (SBSP3), Mercado Livre (MELI34) e Petrobras (PETR4) entraram.

Ações
Nubank (ROXO34)
Vivara (VIVA3)
Sabesp (SBSP3)
Mercado Livre (MELI34)
Petrobras (PETR4)

 

Rico

A Rico realizou duas alterações. Retirou Visa (VISA34) e Itaú Unibanco (ITUB4), enquanto incluiu Mastercard (MSCD34) e Lavvi (LAVV3).

Ações
Alupar (ALUP11)
Isa Cteep (TRPL4)
Banco do Brasil (BBAS3)
Petrobras (PETR4)
Broadcom (AVGO34)
Mastercard (MSCD34)
Assai (ASAI3)
Iguatemi (IGTI11)
Lavvi (LAVV3)
Vale (VALE3)

 

TC Investimentos

Na carteira da TC, saíram Vale (VALE3), Santander (SANB11), Petrobras (PETR4), JBS (JBSS3), Grupo Vamos (VAMO3), Raízen (RAIZ4), Minerva (BEEF3), JHSF (JHSF3) e CPFL (CPFE3). Por sua vez, Direcional (DIRR3), Cury (CURY3), CSN Mineração (CMIN3), Sabesp (SBSP3), Embraer (EMBR3), Assaí (ASAI3), Vibra (VBBR3), EcoRodovias (ECOR3) e Banco do Brasil (BBAS3) entraram.

Ações
Direcional (DIRR3)
Cury (CURY3)
BB Seguridade (BBSE3)
CSN Mineração (CMIN3)
Sabesp (SBSP3)
Embraer (EMBR3)
Assaí (ASAI3)
Vibra (VBBR3)
EcoRodovias (ECOR3)
Banco do Brasil (BBAS3)

 

Terra Investimentos

A Terra fez uma mudança em sua carteira para fevereiro. As ações da Hypera (HYPE3) saíram, já as do Bradesco (BBDC4) entraram.

Ações
Vale (VALE3)
Gerdau (GGBR4)
Eletrobras (ELET3)
Lojas Renner (LREN3)
3R Petroleum (RRRP3)
Localiza (RENT3)
Cyrela (CYRE3)
B3 (B3SA3)
CCR (CCRO3)
Bradesco (BBDC4)