• Logo Estadão
  • Últimas notícias
  • opinião
  • política
  • economia
  • Estadão Verifica
Assine estadão Cavalo
entrar Avatar
Logo Estadão
Assine
  • Últimas notícias
  • opinião
  • política
  • economia
  • Estadão Verifica
Logo E-Investidor
  • Últimas Notícias
  • Mercado
  • Investimentos
  • Negócios
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Guias Gratuitos
Logo E-Investidor
  • Últimas Notícias
  • Mercado
  • Investimentos
  • Negócios
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Guias Gratuitos
  • Newsletter
  • Análises Ágora
  • Colunistas
  • Vídeos
  • Áudios
  • Estadão

Publicidade

Mercado

Ações varejistas fecham setembro no vermelho. O que está acontecendo?

No mês, 16 das 17 ações das empresas do setor do varejo fecharam em queda

Por Rebeca Soares

01/10/2021 | 9:01 Atualização: 04/10/2021 | 10:54

Loja da Arezzo.  Foto: Daniel Teixeira/ Estadão
Loja da Arezzo. Foto: Daniel Teixeira/ Estadão

Com o avanço da vacinação no segundo semestre e a reabertura do comércio físico, muito se esperou do varejo em setembro. Mas o resultado não veio. No mês, 16 das 17 ações das empresas do segmento fecharam no vermelho na Bolsa. A aversão ao risco na renda variável e a atratividade da renda fixa foram alguns dos fatores responsáveis pelo movimento.

Leia mais:
  • Ações de varejistas como Magalu sofrem com fim do auxílio emergencial
  • Saiba quais ações da Bolsa ganham ou perdem com a alta da Selic
  • Veja as ações que mais caíram e subiram em setembro
Imagem de background da newsletter Imagem de background da newsletter no mobile
News E-Investidor

Assine a nossa newsletters e receba notícias sobre economia, negócios e finanças direto em seu e-mail

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

As maiores quedas ficaram com Allied (ALLD3) e Saraiva (SLED3), com baixas de 33,26% e 27,78%, respectivamente. Enquanto a primeira estreou na Bolsa este ano, a segunda enfrenta consecutivos prejuízos no orçamento, caminhando para um processo de falência.

“O setor é altamente dependente de crédito e avanço econômico e, por isso, foi um dos mais prejudicados com fatores conjunturais domésticos e globais. Com o aumento da inflação e o anúncio de novos aumentos de juros, uma parte do crescimento esperado para o ano deve ficar para 2022”, explica Jessica Sprovieri, Analista CNPI-T da Inside Research. Segundo ela, o setor surfou uma onda de otimismo com o avanço da vacinação e a reabertura do comércio sem restrição, mas agora sente o efeito da mudança da política monetária para conter o avanço inflacionário.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

“A pandemia não é mais um direcionador, mas não pode ser ignorada”, explica Ricardo França, analista da Ágora Investimentos. Segundo ele, a desaceleração da inflação e a continuidade da reabertura do comércio, somado à queda do desemprego, podem amenizar o impacto do setor.

O desempenho dos papéis está diretamente relacionado com o aumento das taxas de juros. É o que aponta João Abdouni, especialista de investimentos da Inversa. “Na última terça-feira (28), o presidente do Fed apontou o risco de calote nos EUA, o que levou os investidores a uma aversão de risco, impactando os mercados globais, inclusive o Brasil, que já apresentava uma tendência maior de busca pela renda fixa”, explica Abdouni.

Ele explica que as empresas de crescimento (growth), como as small caps, podem sofrer mais diante de cenários com aversão ao risco, já que os ganhos esperados por esse tipo de companhia são dependentes do longo prazo. Quando os juros longos estão atrativos, tais empresas são impactadas negativamente.

Por outro lado, as ações de valor (value), ou seja, das empresas mais tradicionais como as do setor elétrico e financeiro, tendem a sofrer menos.

Publicidade

Gustavo Cruz, estrategista da RB Investimentos, ressalta que a queda não é exclusiva do varejo, mas se reflete no Ibovespa como um todo. “De junho para cá, as expectativas de Selic eram por volta de 5,25%, mas já estão em 8,25% para o fim deste ano. É um ajuste significativo e isso concorre com a renda variável”, aponta.

Para Cruz, assim como companhias voltadas para o setor imobiliário e construção civil, o varejo é um dos setores mais afetados com a alta dos juros. “Estamos nos aproximando do final do ano e, provavelmente, vamos ver número de vendas menores porque o consumidor pode não conseguir financiar suas compras com taxas mais caras”, alerta.

 

Impacto no e-commerce

Gustavo Akamine, analista da Constância Investimentos, reforça que as ações do varejo seguem o fluxo da Bolsa como um todo, com influência do cenário externo. Porém, muitos dos papéis que embutiram crescimento em função de inovação tecnológica, especialmente no e-commerce, receberam mais impacto.

Publicidade

“Ao longo deste ano e nas últimas semanas, podemos ver um tom mais pessimista em relação à venda eletrônica. Somado a isso, vimos a entrada das asiáticas Sea (S2EA34) e Alibaba (BABA34) no Brasil através da Shopee e do AliExpress, respectivamente, acentuando a concorrência no segmento”, aponta.

“Desde o começo do ano estávamos mais vendidos a posições ligadas ao e-commerce, mas agora estamos diminuindo. Procuramos comprar ações que tenham uma dinâmica própria mais atrativa”, aponta Akamine.

Quais papéis podem ser oportunidades?

Na queda também surgem boas oportunidades. Para a escolha de papéis, segundo o estrategista da RB, é necessário avaliar quais são mais afetados pela maior sensibilidade do consumidor ao aumento dos juros para crédito. “Existem empresas mais conectadas com o público que compra menos com aumento das taxas. Por outro lado, as companhias voltadas às classes mais altas também sofrem com a queda do Índice como um todo”, aponta Gustavo Cruz.

Entre os destaques, o estrategista da RB aponta a Petz (PETZ3) como favorita de gestores e investidores que a analisaram. “É uma empresa que deve ter um futuro brilhante”, afirma. Outro papel atrativo é o da Espaçolaser (ESPA3). “Acredito que a empresa tem tudo para consolidar um mercado pulverizado e ela tem uma lógica de abertura de lojas muito invejável. É uma forma redonda em termos de crescimento”, aponta.

Para a Ágora Investimentos, a preferência é por papéis de empresas consolidadas e com forte atuação presencial. "Percebemos que o consumidor ainda busca comprar itens de vestuário pessoalmente. Por conta disso, Alpargatas (ALPA4) e Renner (LREN3), por exemplo, devem ser beneficiadas”, aponta França.

Publicidade

Para João Abdouni, da Inversa, Allied (ALLD3) e Pão de Açúcar (PCAR3) estão com valor descontado, podendo ser melhores opções para o investidor.

Entretanto, apesar do cenário macro adverso, o crescimento e a consolidação de algumas empresas resultaram em quedas menores. Akamine, da Constância, aponta Grazziotin (CGRA3), Grupo Soma (SOMA3), Arezzo (ARZZ3), Petz (PETZ3) e Espaçolaser (ESPA3) como alguns exemplos de gestão menos impactada.

O analista da Constância aponta Arezzo (ARZZ3) e Vivara (VIVA3) como opções mais atrativas.

Para o time de analista XP, mesmo com riscos do setor, ainda existem nomes promissores, como Arezzo (ARZZ3), Assaí (ASAI3) e Vivara (VIVA3).

Publicidade

Encontrou algum erro? Entre em contato

Compartilhe:
  • Link copiado
O que este conteúdo fez por você?

Informe seu e-mail

Tudo Sobre
  • Ações
  • Bolsa de valores
  • Conteúdo E-Investidor
  • E-Commerce
  • Ibovespa
  • Varejo
Cotações
21/05/2025 0h12 (delay 15min)
Câmbio
21/05/2025 0h12 (delay 15min)

Publicidade

Mais lidas

  • 1

    Qual banco tem a menor taxa de juros para empréstimo e cheque especial?

  • 2

    Dólar cai 3,5% em março e mercado começa a revisar projeções. O que esperar para abril?

  • 3

    Os 12 melhores cartões de crédito de 2025 com milhas, cashback e anuidade zero

  • 4

    Golpe do “Pix errado”: veja como funciona e como não ser enganado

  • 5

    Consórcio vale a pena? Consórcio é uma forma de investimento? Especialistas respondem

Webstories

Veja mais
Imagem principal sobre o Mega-Sena: Números sorteados do concurso 2865 de hoje, terça-feira (20)
Logo E-Investidor
Mega-Sena: Números sorteados do concurso 2865 de hoje, terça-feira (20)
Imagem principal sobre o 7 passos para criar um curso on-line e fazer uma renda extra
Logo E-Investidor
7 passos para criar um curso on-line e fazer uma renda extra
Imagem principal sobre o Como aprender inglês de graça? Confira 5 canais no YouTube que podem te ajudar
Logo E-Investidor
Como aprender inglês de graça? Confira 5 canais no YouTube que podem te ajudar
Imagem principal sobre o Aprenda a investir sem gastar nada: 5 cursos gratuitos para iniciantes
Logo E-Investidor
Aprenda a investir sem gastar nada: 5 cursos gratuitos para iniciantes
Imagem principal sobre o Optei por receber a restituição via Pix, tenho prioridade?
Logo E-Investidor
Optei por receber a restituição via Pix, tenho prioridade?
Imagem principal sobre o O que é bear market e bull market? Entenda os termos do mercado financeiro
Logo E-Investidor
O que é bear market e bull market? Entenda os termos do mercado financeiro
Imagem principal sobre o Como comprar passagens aéreas mais baratas? Especialista revela 3 truques
Logo E-Investidor
Como comprar passagens aéreas mais baratas? Especialista revela 3 truques
Imagem principal sobre o Quanto custa assinar o Crunchyroll em 2025? Veja os planos e compare os preços
Logo E-Investidor
Quanto custa assinar o Crunchyroll em 2025? Veja os planos e compare os preços
Últimas: Mercado
Ibovespa hoje: JBS (JBSS3) e Marfrig (MRFG3) saltam; empresas de educação tombam
Mercado
Ibovespa hoje: JBS (JBSS3) e Marfrig (MRFG3) saltam; empresas de educação tombam

Índice da B3 renovou o seu recorde intradia e de fechamento no pregão desta terça-feira (20)

20/05/2025 | 18h55 | Por Beatriz Rocha
Méliuz (CASH3): ações derretem com possível follow-on para ampliar aportes em BTC
Mercado
Méliuz (CASH3): ações derretem com possível follow-on para ampliar aportes em BTC

A empresa se tornou a primeira "Bitcoin Treasury Company" da América Latina após mudança do seu objeto social

20/05/2025 | 12h00 | Por Daniel Rocha
Ibovespa hoje: Gol revela plano para sair do Chapter 11, Petrobras ganha aval do Ibama e gripe aviária pressiona frigoríficos
Mercado
Ibovespa hoje: Gol revela plano para sair do Chapter 11, Petrobras ganha aval do Ibama e gripe aviária pressiona frigoríficos

Investidores também ficam de olho nesta terça-feira (20) em Vale, Petz, Cemig e mais; veja os destaques da Bolsa de Valores

20/05/2025 | 09h32 | Por Vinicius de Novais e Manuela Miniguini
Méliuz (CASH3) avalia captar R$ 150 milhões via follow-on para investir em bitcoin
Mercado
Méliuz (CASH3) avalia captar R$ 150 milhões via follow-on para investir em bitcoin

A empresa se tornou a primeira "Bitcoin Treasury Company" da América Latina após mudança do seu objeto social

20/05/2025 | 09h28 | Por Daniel Rocha
Ver mais

Publicidade

Logo E-Investidor
Newsletters
  • Logo do facebook
  • Logo do instagram
  • Logo do youtube
  • Logo do linkedin
Notícias
  • Últimas Notícias
  • Mercado
  • Investimentos
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Negócios
  • Materias gratuitos
E-Investidor
  • Expediente
  • Fale com a redação
  • Termos de uso
Institucional
  • Estadão
  • Ágora Investimentos
Newsletters Materias gratuitos
Estadão
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Youtube

INSTITUCIONAL

  • Código de ética
  • Politica anticorrupção
  • Curso de jornalismo
  • Demonstrações Contábeis
  • Termo de uso

ATENDIMENTO

  • Correções
  • Portal do assinante
  • Fale conosco
  • Trabalhe conosco
Assine Estadão Newsletters
  • Paladar
  • Jornal do Carro
  • Recomenda
  • Imóveis
  • Mobilidade
  • Estradão
  • BlueStudio
  • Estadão R.I.

Copyright © 1995 - 2025 Grupo Estado

Logo do 'News E-Investidor'

Ao fornecer meu dados, declaro estar de acordo com a Política de Privacidade do Estadão e com os Termos de Uso.

Obrigado por se inscrever! A partir de agora você receberáas melhores notícias em seu e-mail!
notification icon

Invista em informação

As notícias mais importantes sobre mercado, investimentos e finanças pessoais direto no seu navegador