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Mercado

Como ficam as ações de Azul e Gol após redução do ICMS no combustível

Governo de SP reduz alíquota para o querosene de aviação (QAV). Analistas falam do impacto sobre as ações

Por Jenne Andrade

11/01/2023 | 17:00 Atualização: 12/01/2023 | 17:34

Redução de tributo ainda não é suficiente para mudar recomendações sobre aéreas. Foto: Divulgação/GOL
Redução de tributo ainda não é suficiente para mudar recomendações sobre aéreas. Foto: Divulgação/GOL

O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), assinou na última terça-feira (10) o decreto n.º 67.441 que reduz o ICMS sobre o querosene de aviação (QAV) por dois anos. A alíquota do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços cairá de 13,3% para 12% e deve permanecer assim até dezembro de 2024.

Leia mais:
  • 2023: por que as aéreas devem ter mais um ano difícil pela frente
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Em contrapartida, a Azul (AZUL4) junto com a Associação Brasileira das Empresas Aéreas (ABEAR), cujas associadas são empresas como Gol (GOLL4), Latam e VoePass, formalizaram a criação de 150 novos voos no Estado. Em 2019, quando o tributo foi reduzido de 25% para 12%, mais de 700 novos voos semanais foram criados na região. Em 2021, o ICMS sofreu uma elevação para os atuais 13,3% e agora volta para a faixa mínima.

Qual o efeito sobre Azul e Gol?

A notícia é positiva para o setor aéreo, já que o querosene de aviação representa de 35% a 40% dos custos totais das companhias aéreas, segundo Wellington Lourenço, analista da Ágora Investimentos. Entretanto, os impactos nas ações de Azul e Gol são bastante limitados.

Lourenço afirma que a diminuição no custo dos combustíveis deve representar um aumento de lucros antes de juros, impostos, depreciação e amortização (Ebitda) de R$ 25 milhões para Gol em 2023 e R$ 27 milhões em 2024. Para a Azul, o acréscimo deve ser de R$ 21 milhões em 2023 e R$ 22 milhões em 2024.

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Os montantes representariam um incremento de apenas R$ 0,07 no preço da ação GOLL4 e de R$ 0,06 em AZUL4. “De maneira isolada (no Ebitda), até parece um número bastante representativo. Contudo, quando olhamos para o preço unitário da ação é um efeito bastante pequeno”, diz Lourenço, da Ágora.

Ilan Arbetman, analista da Ativa Investimentos, também vê o impacto da redução do ICMS marginalmente positiva. Por outro lado, demonstra certa preocupação com a ampliação da oferta de voos em São Paulo, em contrapartida ao decreto. “Esperamos que as companhias mantenham a racionalidade na colocação da oferta dos 150 voos a mais. Existe uma demanda reprimida, principalmente em São Paulo, que é um polo econômico, mas é preciso um pouco de zelo porque estamos em uma situação macroeconômica difícil”, diz.

Atualmente a taxa de juros básica da economia está em 13,75%, o que tende a esfriar o consumo, e a troca de governo adiciona incertezas fiscais no radar. O mercado teme que o mandato do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) seja irresponsável com as contas públicas, o que pode acarretar em aumento de juros e inflação no médio prazo, além de um dólar mais alto.

As aéreas possuem quase todos os custos dolarizados. Isso significa que quanto mais a moeda subir frente ao real, mais os resultados delas serão impactados. A variação do petróleo também afeta as perspectivas, pois o aumento de preços da commodity representa uma elevação de custos, mesmo com a desoneração do QAV.

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“É difícil falar em tranquilidade em um segmento que depende de variáveis exógenas tão voláteis, como petróleo e o dólar”, afirma Arbetman. “A manutenção de um tíquete médio elevado (preço mais alto nas passagens) ainda será muito importante para as companhias passarem o ano sem sustos.”

Além disso, por serem dependentes de locomoção, as empresas aéreas foram uma das que mais sofreram com a pandemia do coronavírus. De 2020 a 2022, a GOLL4 e a AZUL4 acumularam queda de mais de 80%. Agora, buscam recuperação em meio a uma conjuntura econômica incerta.

Recomendações

Somente a desoneração do combustível não é suficiente para alterar as recomendações em torno das aéreas. Lourenço, da Ágora Investimentos, mantém visão neutra para as ações da Gol, com preço-alvo de R$ 10. Até as 16h40 desta quarta-feira (11), a GOLL4 estava sendo negociada a R$ 8,09. “Continuo vendo a companhia passo a passo em um processo de recuperação, após toda a pressão vivida na pandemia”, diz Lourenço.

Para a Azul, a recomendação do analista é de compra, com preço-alvo de R$ 30. A projeção significa um potencial de alta de 146% frente ao preço atual, de R$ 12,26. “A visão mais positiva para a Azul reflete a expansão da malha aérea da empresa no Brasil. A companhia adquiriu novos slots (direito de pousar ou decolar) no aeroporto de Congonhas, que permite com que a Azul possa expandir tanto a malha interna quanto a externa”, afirma Lourenço.

Arbetman, da Ativa, mantém recomendação neutra para ambos os papéis. “A situação macro impede crescimento no volume de passagens. O setor ainda deve sofrer com o câmbio em 2023”, justifica.

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